A ZAH Empreendimentos lança Amazônia, o primeiro empreendimento residencial do mundo a conquistar as certificações LEED Platinum, WELL Platinum e LEED Zero, promovendo sustentabilidade, conforto e bem-estar, e estabelecendo um novo padrão no mercado imobiliário. Mais do que uma simples edificação, ele foi projetado como um ecossistema dinâmico que incentiva um estilo de vida mais consciente, saudável e integrado à natureza. Priorizando o bem-estar físico, mental e emocional dos seus moradores, integra perfeitamente estética, funcionalidade e eficiência energética.
Amazônia é um verdadeiro manifesto que busca redefinir a experiência de morar, combinando arte, natureza e inovação para criar um futuro mais consciente. Sua arquitetura e paisagismo inovadores quebram os padrões do mercado, entregando uma experiência única e diferenciada. Cada linha, cada espaço, cada escolha estética carrega um propósito: criar não apenas moradias, mas experiências de vida que respeitem e celebrem o planeta e as pessoas.
O empreendimento é pioneiro ao unir certificações que garantem impacto positivo em todos os aspectos do ambiente que será construído. A certificação LEED assegura práticas rigorosas de sustentabilidade e eficiência energética; a WELL avalia fatores essenciais à saúde, bem-estar e conforto, como ar, água, luz, nutrição, conforto térmico, acústico e mental; e a LEED Zero atesta a neutralidade em carbono, energia, água e resíduos, sendo uma boa descrição da certificação como um todo. No caso específico do Amazônia, as certificações buscadas são a LEED Zero Energy e a LEED Zero Carbon. Juntas, essas certificações criam uma estrutura que potencializa o desempenho humano e respeita os limites do planeta.
A infraestrutura inclui sistemas avançados de ventilação com alta taxa de renovação do ar, garantindo qualidade superior para respirar. A água potável é tratada localmente por meio de estações que seguem os mais altos padrões internacionais. O conforto térmico e lumínico é proporcionado por janelas amplas com vidros de proteção solar e controle de luminosidade. Já o conforto acústico foi cuidadosamente planejado para minimizar ruídos externos e internos, criando um ambiente de descanso e tranquilidade.
Inspirado nos princípios da biofilia, o Amazônia integra vegetação nativa, áreas para contemplação, prática de atividades físicas e conexão com o verde. Esses elementos são fundamentais para a promoção da saúde física e mental. Estudos recentes mostram que até 75% da nossa saúde é influenciada pela qualidade do ambiente em que vivemos (Fonte: Organização Mundial da Saúde), e que passamos cerca de 90% do nosso tempo em ambientes fechados (Fonte: U.S. Environmental Protection Agency). Considerando esses dados, a ZAH Empreendimentos propõe um novo paradigma: residências que promovem a longevidade e o equilíbrio integral dos seus habitantes.
Os benefícios são comprovados por pesquisas internacionais: melhora na qualidade do ar e da luz pode aumentar a produtividade em até 9%, além de contribuir para a redução do estresse, melhora do sono, concentração e sensação de bem-estar (Fonte: IWBI – International WELL Building Institute). Com isso, ele vai além do conceito de imóvel: ele se apresenta como um verdadeiro facilitador de uma vida mais saudável e regeneradora.
A sustentabilidade da obra também se manifesta nas técnicas construtivas utilizadas. A adoção de construção seca reduz drasticamente o desperdício de materiais e a emissão de resíduos, enquanto os sistemas de ventilação cruzada minimizam a necessidade de ar-condicionado, promovendo conforto térmico natural. Toda a cadeia produtiva foi pensada para gerar o menor impacto possível ao meio ambiente, provando que é possível construir com responsabilidade sem abrir mão do luxo e do design contemporâneo.
A ZAH Empreendimentos reafirma com o Amazônia seu compromisso em liderar uma nova era na construção civil brasileira. “Queremos entregar um produto que vá além da moradia. Estamos oferecendo qualidade de vida, saúde e um novo olhar sobre o que significa habitar”, afirma Ricardo Zanella, diretor de conceito da empresa. Esse é um passo emblemático rumo a um futuro onde morar bem significa viver com mais consciência, longevidade e conexão com o que realmente importa.
Empreendimento da ZAH ganha prêmio antes mesmo de seu lançamento oficial ao mercado imobiliário
A arquitetura sensível e de alta performance foi desenvolvida em parceria com o premiado escritório TROOST+Pessoa, este sendo o primeiro projeto da dupla fora da região amazônica, e incorpora as lições aprendidas na floresta, onde a integração com o ambiente é fundamental para a harmonia do espaço construído.
Antes mesmo de seu lançamento oficial, o projeto recebeu reconhecimento internacional. Durante uma imersão na floresta amazônica, os arquitetos Laurent Troost e Vitor Pessoa surpreenderam a equipe da ZAH com a notícia de que o Amazônia havia vencido o prêmio “Excellence Award for Nature Sensitive Architecture 2024”, concedido pela revista inglesa BUILD Magazine. O prêmio destaca projetos que representam excelência no uso consciente dos recursos naturais e na criação de espaços que respeitam e se integram ao meio ambiente.
Foto: Divulgação
Leia outras notícias no HojeSC.