Pular para o conteúdo
KARLA KUSTER CABECA hojesc

Você já ouviu falar de Intrapreneurship?

O Intrapreneurship é um termo associado ao empreendedorismo corporativo. Você já deve ter ouvido falar sobre “vestir a camisa”, “agir como dono” e outras tantas frases que eram comumente estampadas nas paredes de salas de reunião, pois bem, agora temos a prática de empreender dentro de uma grande empresa.

Há muito tempo atrás os colaboradores eram motivados apenas a agir como donos e a produzir, produzir e produzir. Uma geração que realmente vestia a camisa e quebrava pedra. Geração que primava pelo operacional e que dava o sangue pela empresa. Hoje a nova geração preza pela qualidade de vida e pondera até que momento vale a pena se sacrificar pela empresa, mesmo que essa empresa seja uma grande empresa.

Nasce então o empreendedorismo corporativo ou o Intrapreneurship. Funcionários que agem como empreendedores, desenvolvendo novos produtos, novos processos ou novos serviços, algumas vezes com o apoio e com recursos da empresa.

Sensacional! Já foi o tempo em que os colaboradores não eram considerados nem consumidores das marcas para as quais trabalhavam!

E como funciona o empreendedorismo corporativo?

1. O foco principal é em inovação. Colaboradores que trabalham na empresa e já conhecem sobre o negócio podem sim criar soluções inovadoras! Ou pode melhorar o que já é ótimo!!!

2. Dentro da empresa o colaborador encontra recursos tecnológicos e humanos, algumas empresas como a Adobe, de tecnologia, já contribuem financeiramente nos projetos internos, incentivando ainda mais as soluções.

3. As empresas estão incentivando a troca de ideias e a criatividade entre departamentos. Finalmente o financeiro pode dar ideias para o marketing sem ser marginalizado!

4. O apoio da empresa é fundamental para mitigar riscos, coisa que no mundo do empreendedorismo é mais difícil.

Várias empresas multinacionais já implementaram o intraempreendedorismo, pelos produtos que resultaram dá para perceber que essa é uma excelente prática em muitas grandes empresas:

1. Google
A Google lançou o programa “20% Time”, onde os colaboradores podem usar 20% do seu tempo para se dedicar a projetos pessoais. Isso resultou em produtos como Gmail e Google News.

2. 3M
A 3M a exemplo da Google encoraja seus funcionários a dedicar 15% do tempo a projetos independentes. Dessa iniciativa nasceu o Post-it e a famosa fita adesiva 3M.

3. Sony
Essa empresa tem programas de incentivo a inovação e a experimentação, o PlayStation surgiu dessa iniciativa.

4. Tesla
A Tesla também aderiu a esse programa de incentivo de novas ideias e teve um avanço rápidos em tecnologia de automóveis elétricos e baterias.

5. Adobe
Na Adobe, que eu já mencionei no texto acima, eles têm o programa “Adobe Kickbox” que fornece recursos e financiamento para o desenvolvimento de novas ideias.

6. IBM
A gigante IBM lançou o programa “IBM Garage”, um espaço simples para desenvolvimento e testes. Com isso a empresa acelerou o desenvolvimento de soluções em nuvem e inteligência artificial.
Está claro que o Intrapreneurship ou o intraempreendedorismo pode trazer ótimas ideias e excelentes resultados. Essa é uma prática que não deveria ficar somente em grandes empresas, afinal uma pequena empresa pode se inspirar nessa ideia e também se tornar uma grande.

Leia outras colunas da Karla Küster aqui.