Parcerias estratégicas são fundamentais para alcançar mais crescimento e potencializar o resultado nos negócios.
Uma excelente vantagem em se ter um parceiro estratégico é que eles permitem a entrada de novos mercados com mais facilidade, pois pode aproveitar a rede de contatos do novo parceiro. Além disso recursos como tecnologia e conhecimento também podem ser compartilhados aumentando a eficiência e reduzindo custos de projetos.
Sua empresa pode ter a capacidade de produzir novos produtos ou serviços que agreguem valor ao negócio do parceiro, atraindo novos clientes e criando novas oportunidades no mercado. Dependendo do parceiro escolhido, isso pode fortalecer a marca, pois a colaboração pode trazer mais credibilidade e visibilidade, resultando em maior rentabilidade.
Ao unir forças duas ou mais empresas podem ficar mais fortes e com isso aumentam o poder de competição frente a concorrentes maiores. Juntos são mais fortes.
Hoje as parcerias são essenciais para o crescimento dos negócios. A rápida e crescente inovação de tecnologia favorece quem consegue entender e usufruir das novidades do mercado e um parceiro de tecnologia, por exemplo, pode ajudar nesse ponto.
Antes de firmar uma parceria ou mesmo antes de buscar um parceiro é importante ter claro oque se deseja alcançar no mercado. Essa meta tem que ser clara e pode ser desde expansão, inovação ou redução de custos.
Diretamente proporcional a essa meta é necessário avaliar o tipo de parceiro que melhor vai atender essa demanda. Hoje temos muitas empresas no mercado, por isso é importante procurar empresas competentes naquilo que faz. Use sua rede de relacionamentos para encontrar opções e ter referencias de mercado. Feiras e pesquisas na internet também podem ajudar.
Busque parceiros que tenham a ver com o que sua empresa acredita. Entenda a cultura da outra empresa, os valores tem que estar em linha com os valores da sua empresa.
Escolher um parceiro de negócios pode ajudar a melhorar os resultados de uma empresa, mas também pode ter um efeito rebote e prejudicar o negócio. Isso pode acontecer por má reputação, baixa qualidade do produto ou por problemas de cultura, por isso é tão importante avaliar o tipo de parceria que pode ajudar no crescimento.
Algumas ferramentas de planejamento estratégico podem ajudar a identificar possíveis parcerias.
Uma ferramenta muito popular no mercado é a análise de SWOT ou também conhecida como FOFA. Nessa ferramenta se avalia forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Ao entender esses quatro tópicos fica mais fácil de se identificar quais parcerias pode fortalecer o negócio no mercado. Essa parceria pode ajudar a mitigar fraquezas e ameaças, por exemplo, como também pode aumentar sua força e potencializar as oportunidades.
Outra ferramenta, que muitos não conhecem, mas é uma ferramenta bem amigável é o Canvas Business, muitas vezes confundido com a plataforma Canva.
O Canva mapeia pontos fundamentais de um negócio. Dentro da ferramenta existe um tópico específico para falar sobre parceiros de negócios e é quando analisamos o negócio como um todo e juntamos informações como proposta de valor, canais de distribuição e produto. É uma ferramenta excelente que faz pensar no negócio como um todo.
Essas ferramentas são valiosas na análise do negócio e na busca de parceiros estratégicos. O importante é manter o foco nos objetivos dessa busca para não comprometer a integridade do negócio.
Leia outras colunas da Karla Küster aqui.