Pular para o conteúdo
HABILITAÇÃO FEDERAL

UPA de Porto Belo passa por vistoria virtual do Ministério da Saúde

UPA de Porto Belo

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Porto Belo (SC) deu um passo importante no último dia 18 em direção à sua sustentabilidade financeira e ampliação de recursos.

Os técnicos do Ministério da Saúde realizaram uma vistoria detalhada na unidade, de forma totalmente online, com o objetivo de avaliar a infraestrutura e a documentação para a futura habilitação federal do espaço.

O processo de vistoria virtual foi viabilizado graças à moderna estrutura tecnológica da UPA de Porto Belo, que conta com monitoramento integral por câmeras de segurança em todas as suas dependências.

Durante o procedimento, os técnicos do Governo Federal analisaram minuciosamente toda a documentação exigida e puderam conferir, em tempo real, as instalações, fluxos de atendimento e a rotina operacional da unidade.

O grande objetivo da Administração Municipal é conquistar a habilitação da estrutura como UPA Porte 2 junto ao Ministério da Saúde. Logo após a consolidação desta etapa, a Secretaria Municipal de Saúde dará entrada no pedido de qualificação como Tipo 4.

Atualmente, o custeio e a manutenção da UPA são mantidos com recursos próprios do município de Porto Belo. A conquista da habilitação e da qualificação Tipo 4 é considerada estratégica e urgente, pois permitirá que a unidade passe a receber repasses financeiros contínuos do Governo Federal, aliviando o caixa municipal e garantindo ainda mais investimentos na saúde da população.

A secretária de saúde do município destacou que a vistoria transcorreu de forma positiva e que o município cumpre com todos os rigorosos critérios técnicos exigidos pelo Ministério da Saúde. Agora, a Prefeitura aguarda a publicação oficial da habilitação para dar andamento aos trâmites de qualificação financeira.

Foto: Divulgação Porto Belo

Leia outras notícias no HojeSC.