O dramaturgo Guilherme Figueiredo, irmão do último general-presidente, aquele que prometeu transformar o país em democracia nem que se explodisse, arroubo típico de quem preferia cheiro de cavalo a cheiro de gente, pois seu irmão dedicado às letras escreveu o divertido livro Tratado Geral do Chatos. Ali estavam nominados os chatos de todo gênero.
Não sei se lá constava o chato-guia, modalidade se manifesta quando você conta que esteve, por exemplo, no Rio de Janeiro e visitou o Corcovado, Pão de Açúcar, Maracanã, Jardim Botânico e Museu do Amanhã. O chato de pronto pergunta:
– Esteve na Lapa?
Não, você confessa que não foi à Lapa.
– Então você não conheceu o Rio de Janeiro.
Cuma? perguntaria Didi Mocó. O Rio se limita à Lapa? Nada disso. Caso você tivesse passado pela Lapa e não fosse ao Jardim Botânico, a pergunta seria a mesma, com o local trocado.
O chato-guia não admite dúvidas. Tem sempre a resposta pronta. Dia desses, apareceu um desses doutores de internet para exaltar as virtudes dos fiapos da banana, aquelas tiras que a gente joga fora antes de degluti-la. Pois descobri que o importante são aquelas tripinhas, sem elas a banana não serve para nada. Dá-lhe, sabichão.
E o chato-gari, aquela pessoa que limpa você enquanto conversa. Tira um fio de cabelo da sua lapela, raspa uma manchinha na camisa. Tem muita atenção nas caspas, gosta de espanar seus ombros.
É um subtipo de chato, pertencente ao gênero prestativo. Aqui para nós, toda pessoa prestativa tem uma brutal tendência à chatice. É capaz até de – suprema heresia – tocar a campainha da sua casa para trazer uma encomenda que você não pediu. E faz questão de entrar para um cafezinho.
Não adianta alertar que curitibano não suporta visita sem aviso prévio. O chato só é chato porque passa por cima dessas coisas. Ele lembra até do aniversário do seu falecido casamento, extinto por completa incompatibilidade de gênios.
A melhor definição de um chato é curta e precisa. O chato é aquela pessoa que te causa incômodo, vergonha ou raiva. Na maioria das vezes, as três coisas juntas.