Pular para o conteúdo

‘Tieta’ ganhará adaptação nos cinemas, estrelada por Suzana Pires

Suzana Pires tieta

logo estadão

Um dos romances mais emblemáticos da literatura brasileira, Tieta do Agreste, de Jorge Amado, ganhará uma nova adaptação cinematográfica. A atriz Suzana Pires ficará responsável pelo roteiro e papel principal na produção, que terá direção de Joana Mariani e será produzida pela Muiraquitã Filmes, de Eliane Ferreira.

Publicado originalmente em 1977, o romance narra o retorno de Tieta à fictícia Santana do Agreste, após 26 anos de exílio forçado. Banida pela própria família por comportamento promíscuo, Tieta volta à pequena cidade trazendo à tona tensões sociais e morais que continuam ressoando décadas depois.

De acordo com o The Hollywood Reporter, a nova versão cinematográfica pretende revisitar essa história sob uma “ótica feminina”, segundo a produtora, com o objetivo de ressignificar a trajetória da personagem principal e explorar com mais profundidade suas camadas de liberdade.

A novidade foi compartilhada pela Muiraquitã Filmes nas redes sociais. A produtora é responsável por títulos como Retrato de um Certo Oriente (2024) e Querência (2019).

“O filme vai focar na relação entre Tieta e Perpétua, personagens que representam, respectivamente, a liberdade e a castração. A expectativa é que o longa permita que mais uma grande, complexa e profunda personagem da literatura brasileira possa conquistar o mercado global, afirma a publicação.

Suzana Pires, com mais de 30 anos de carreira como atriz e duas décadas de experiência como roteirista, assume o desafio de reimaginar Tieta, já retratada anteriormente em adaptações de sucesso — como a telenovela da Globo em 1989, estrelada por Betty Faria, e o filme de 1996, com Sônia Braga no papel-título. A estreia do filme ainda não tem data confirmada.

Foto: Gabriela/TV Globo

Leia outras notícias no HojeSC.