Ellen e Ari foram convidados para o casamento de Judith e estavam discutindo qual presente deveriam dar a ela.
— O que você acha, Ari? — perguntou Ellen. — Conheço a Judith há muitos anos, mas não posso dizer que ela seja uma das minhas melhores amigas… Sinceramente, não vale a pena gastar muito!
— Nesse caso — ele respondeu —, temos que pensar em alguma coisa que tenha boa aparência, mas não seja muito cara.
— Concordo, meu querido — disse Ellen. E, depois de pensar um pouco, acrescentou: — Então tenho uma sugestão: lembra daquela bandeja de prata horrorosa que ganhamos no nosso casamento? Nem lembro quem nos deu… É um horror, nunca usamos, uma coisa cafona… Está até hoje na caixa original. Eu sei que tem nossas iniciais gravadas, mas um bom ourives pode tirá-las e gravar outras. A Judith nunca vai saber que a bandeja não é nova — nos livramos daquilo e economizamos um bom dinheiro.
— Ótima ideia! — disse Ari. — Por que você não leva amanhã mesmo ao Roken, o ourives?
No dia seguinte, Ellen levou a bandeja até o sr. Roken e explicou como gostaria que ele fizesse a alteração. O homem pegou a lente de aumento, examinou cuidadosamente as iniciais gravadas e, depois, levantou os olhos para Ellen, dizendo:
— Ai, ai, ai, senhora… Isso acontece sempre que me trazem essas bandejas… Não dá mais pra fazer isso — a chapa está muito fina. Só é possível alterar as iniciais três vezes!
Uma Pérola da Sabedoria Judaica
— Quem olha coisas altas deve segurar o chapéu.
Frases dos Melhores Humoristas Judeus
— “Eu já apostei em clubes de apostas muito complicados; uma vez um cara quis apostar U$ 10 como eu estava morto. Fiquei com medo de aceitar.”
Henny Youngman (Henny Henry Youngmann – Liverpool, 16/3/1906 – Flushing, 24/2/1998)
As Terríveis Pragas Judaicas
— “Que você tenha uma vida longa e saudável durante toda a tua sentença de prisão perpétua.”
Leia outras notícias no HojeSC.