Pular para o conteúdo
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SUSTENTÁVEL

Santa Catarina cria grupo de trabalho para Política de Mobilidade Elétrica

mobilidade eletrica santa catarina hojesc

O Governo de Santa Catarina formalizou nesta quinta-feira (21), a abertura do grupo de trabalho para a elaboração da Política Catarinense de Mobilidade Elétrica.

O tema é discutido desde setembro com entidades do setor produtivo, como Fiesc e Acate. Diante das demandas das empresas do chamado ecossistema da mobilidade elétrica, os objetivos do grupo de trabalho no governo são criar estímulos para a produção e circulação de veículos eletrificados, qualificar a geração de empregos e ampliar o incentivo à sustentabilidade no território catarinense.

O primeiro passo será elaborar o estudo a partir dos direcionamentos levantados junto ao setor produtivo e à sociedade civil, até o primeiro trimestre de 2025, com a proposição de medidas de direção para curto, médio e longo prazo. O documento deve dar sustentação a estudos financeiros da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) sobre incentivos governamentais voltados à mobilidade elétrica.

Secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert destacou a importância do Governo do Estado de antecipar e tratar do tema da mobilidade elétrica em Santa Catarina. “O governador Jorginho Mello vê como prioridade a busca de novas matrizes econômicas para Santa Catarina e entende que este é um projeto de futuro desenhado juntamente com o setor produtivo. Considerando que o mundo está demandando a eletrificação de veículos e os grandes players globais estão se posicionando a respeito, é nosso dever ingressar nessa pauta visando o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade”, afirmou.

Na reunião desta quinta-feira, realizada na Secretaria da Fazenda, a condução do grupo de trabalho da Política de Mobilidade Elétrica foi entregue à Secretaria Executiva de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos (SAI), liderada pelo secretário Paulo Bornhausen.

“Vamos encarar o Plano de Mobilidade Elétrica como demanda estratégica para Santa Catarina e trabalhar em conjunto, entre governo e setor produtivo, a fim de elaborarmos uma política que crie muitas oportunidades ligadas à economia do futuro no Estado”, reforçou.

O grupo de trabalho para o Plano de Mobilidade Elétrica terá a participação das secretarias da Fazenda (SEF); de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI); de Planejamento (SEPLAN); de Indústria, Comércio e Serviços (SICOS); da FAPESC; do Sapiens Parque; da SCPar e da CELESC. O encontro na SEF contou com a participação da direção da ACATE, incluindo representantes da Vertical Energia, que reúne empresas do segmento.

Reivindicações para a Política de Mobilidade Elétrica

  • Subvenção para incentivo a investimentos e consumo.
  • Envolvimento da CELESC no planejamento e elaboração de soluções para a mobilidade elétrica.
  • Revisão de requisitos do PRODEC para empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento da mobilidade elétrica de SC.
  • Estímulo governamental à ampliação da infraestrutura de recarga elétrica de automóveis no Estado.
  • Diretrizes para disponibilização de vagas exclusivas com recarga de veículos em vias públicas.
  • Diretrizes para criação de infraestrutura mínima de recarga de veículos elétricos em estacionamentos e prédios de uso comercial.
  • Estudo para a concessão de futuros incentivos voltados ao ecossistema da mobilidade energética em Santa Catarina.
  • Educação profissional e qualificação de empregos voltados à mobilidade energética, envolvendo metas, como objetivo de Estado.

Foto: Ricardo Trida/Arquivo SECOM GOVSC

Leia outras notícias no HojeSC.