Pular para o conteúdo
SAÚDE

Santa Catarina aplicou mais de 191 mil doses de vacina em três semanas de campanha

vacinacao santa catarina

Estamos na última semana da Estratégia para Atualização da Caderneta de Vacinação de Crianças e Adolescentes menores de 15 anos em Santa Catarina e, até o momento, foram aplicadas 191.584 doses de vacina.

A ação promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) junto com os municípios, tem o objetivo de ampliar as coberturas vacinais e proteger a população contra doenças imunopreveníveis.

Nesse período, a faixa etária mais imunizada foi as crianças menores de 1 ano, com 59.415 doses aplicadas. Durante a campanha, todas as salas de vacinação dos municípios catarinenses estarão abertas para receber crianças e adolescentes. Os profissionais de saúde vão avaliar a situação vacinal e aplicar as doses em atraso, conforme o calendário nacional. Entre as vacinas disponíveis estão aquelas que protegem contra poliomielite, sarampo, febre amarela, coqueluche, meningite, HPV, entre outras.

No Dia D de Mobilização Estadual da Vacinação, 18 de outubro, unidades de saúde em todo o estado contaram com a participação dos catarinenses. Foram aplicadas 27.185 doses nas crianças e adolescentes até 19 anos de idade. As faixas etárias que mais receberam as doses foram a de 2 a 4 anos com 6.298 e as de 5 a 11 anos com 6.186.

“O Dia D é resultado do trabalho das equipes de saúde, que se dedicaram intensamente para garantir o acesso às vacinas e conscientizar a população sobre a importância da imunização”, afirmou João Augusto Fuck, diretor da Dive.

A SES reforça que a campanha continua nas unidades de saúde e que a vacinação é uma ação contínua. Pais e responsáveis devem procurar os postos para atualizar as vacinas das crianças e adolescentes que ainda não puderam comparecer.

A vacinação é uma das estratégias mais eficazes para prevenir doenças e salvar vidas. Manter a caderneta em dia é um ato de cuidado e responsabilidade com a saúde individual e coletiva.

Vacinas para outras idades

Diante do risco contínuo de reintrodução do sarampo, Santa Catarina tem desenvolvido ações de intensificação vacinal, incluindo a aplicação da dose zero e a busca ativa de não vacinados. Por isso, a população de 12 meses a 59 anos também poderá se vacinar contra a doença, reforçando a proteção e prevenindo a reintrodução da doença.

“Além de crianças e adolescentes, a campanha vai oportunizar a vacinação contra o sarampo e o resgate de não vacinados com a vacina HPV para a atualização destas vacinas, de qualquer pessoa da idade recomendada, que o esquema vacinal não esteja em dia”, reforça João Augusto Fuck, diretor da DIVE.

Os municípios também vão oportunizar resgate de não vacinados contra o HPV na faixa etária de 15 a 19 anos até dezembro de 2025. Desta forma, a multivacinação é uma oportunidade estratégica para fortalecer a imunização no Estado.

Foto: Andy Puerari / PMF

Leia outras notícias no HojeSC.