Pular para o conteúdo
ANA CLAUDIA WIECHETECK CABECA hojesc

Quem conta a história da sua marca?

Você já reparou como a gente confia em uma recomendação sincera de algum conhecido ou de alguém com quem a gente se identifica? Pode ser a amiga que indicou um produto, a vizinha que comentou sobre uma marca ou até aquela influenciadora que você acompanha todos os dias nas redes sociais. A verdade é que estamos vivendo um tempo em que o comportamento de compra está muito mais ligado à conexão do que à publicidade tradicional.

O Marketing de Influência já não é mais só uma tendência, mas sim uma realidade que cresce todos os dias. Não importa se estamos falando de uma marca gigante ou de um pequeno negócio que atende na cidade ou no bairro. As pessoas confiam em pessoas. E uma boa indicação pode valer mais do que qualquer campanha cara ou agressiva. Essa é uma grande oportunidade para pequenas e médias empresas. Porque enquanto grandes marcas disputam atenção com promoções caras, empresas menores podem se destacar pela autenticidade.

O poder de persuasão do marketing boca a boca e, mais recentemente, do storytelling já é bem reconhecido. Podemos dizer que o marketing de influência é a junção e a evolução destes dois. E não é por acaso que ele tem crescido de forma tão acelerada! As pessoas estão cada vez mais atentas ao que é real e ao que gera identificação com elas mesmas. Por isso, estão cada vez menos interessadas em campanhas frias, cheias de produção e discursos duvidosos.

Quando uma pessoa comum, gente como a gente, compartilha uma experiência verdadeira com um produto, ele ganha força. Porque não é só a marca falando sobre si mesma, e sim uma pessoa real dizendo: “isso funcionou para mim”. E isso tem um poder gigantesco na influência de compra.

Para se beneficiar deste tipo de ação a sua empresa não precisa investir altos valores para contratar pessoas famosas no seu nicho, celebridades ou influencers com milhões de seguidores. Os micro e nano influenciadores, pessoas comuns, ainda desconhecidas, com audiências menores, mas com alto poder de engajamento, têm se mostrado muito eficazes na geração de resultados. Eles falam com segmentos específicos, de forma mais próxima e autêntica. Até íntima! O público sente a verdade. E ela convence, transformando em vendas recorrentes e escaláveis para quem realmente importa: os seus clientes ideais. O marketing de influência é esta ferramenta poderosa exatamente porque pode ser adaptada à realidade de qualquer empresa, inclusive a sua.

As ações de influência são sutis e por isso são eficientes. A consumidora de hoje não admite ser forçada a comprar alguma coisa. Ela quer sentir que está fazendo uma escolha segura, inteligente e alinhada com seus valores. Quando vê uma pessoa com quem ela se identifica usando aquele produto e falando sobre a experiência que teve, ela se sente muito mais confortável para considerar aquela compra.

Uma confeiteira, por exemplo, pode crescer muito ao fazer parcerias com influenciadores locais que mostrem seus doces em festas familiares ou em datas comemorativas. Uma loja de roupas pode alavancar as vendas ao enviar peças para uma criadora de conteúdo que fale com o mesmo público da sua loja. Um consultório pode se fortalecer ao ser indicado por uma paciente satisfeita que compartilha sua experiência nas redes sociais.

Os depoimentos reais têm um peso que nenhum roteiro de campanha alcança. Quando alguém fala espontaneamente sobre como um produto resolveu um problema ou melhorou sua vida, isso toca diretamente quem está ouvindo, gerando confiança, que é a base do marketing de influência.

Se a sua empresa ainda não pensou em usar esse tipo de estratégia, talvez seja o momento de ampliar o seu foco. Comece observando quem são as pessoas que já falam sobre sua marca ou que têm o perfil do seu público. Muitas vezes, clientes fiéis podem se tornar ótimos parceiros de conteúdo. Outras vezes, influenciadores locais, pequenos, com um bom engajamento, podem ser grandes aliados. Mas atenção: não é sobre fazer publicidade disfarçada. O marketing de influência verdadeiro é baseado em experiências reais, com pessoas que realmente testam, usam e confiam naquilo que estão indicando. E, por isso, é tão poderoso.

O segredo está em construir uma parceria com sentido. Não basta pagar para alguém mostrar seu produto. O que conecta é a experiência real. O depoimento verdadeiro e a recomendação com emoção. Como empresária, você pode começar pequeno, identificando pessoas que falam com o seu público. Analise se o conteúdo que elas produzem combina com os valores da sua marca. Observe se há engajamento real, comentários, interação, resposta do público. E, então, proponha uma parceria.

O Marketing de influência está se fortalecendo todos os dias, nos stories, nos vídeos curtos, nas legendas sinceras e nas recomendações espontâneas. Aproveite esta onda e deixe que outras pessoas também contem boas histórias sobre a sua marca.

Leia outras colunas da Ana Claudia Wiecheteck aqui.