Julho marca os 35 anos da Quantum Engenharia, empresa com sede em Santa Catarina que se consolidou como uma das principais referências nacionais em infraestrutura elétrica, energia solar, subestações e iluminação pública. Fundada em 1990, em São José (SC), a empresa já realizou mais de 2.096 projetos em todo o Brasil, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida de milhões de pessoas.
Já foram entregues mais de 150 sistemas fotovoltaicos no Brasil que vão gerar 360 GWh de energia nos próximos 25 anos e evitar a emissão de 190 milhões de quilos de CO2 na atmosfera, o que equivale a 1,2 milhão de quilômetros rodados por um carro ou ao plantio de 5 milhões de árvores.
De Santa Catarina para o Brasil
O fundador e presidente da Quantum Engenharia, engenheiro eletricista Gilberto Vieira Filho, afirma que os 35 anos da empresa representam um marco de consistência e impacto positivo no setor elétrico nacional.
Ele destaca o orgulho de ter construído uma trajetória com raízes catarinenses e atuação em todo o país. “Nascemos em Santa Catarina e levamos esse jeito de fazer engenharia para todo o Brasil, com responsabilidade, inovação e compromisso com as pessoas”.
Confira os principais marcos da empresa:
Iluminação que beneficia a sociedade
A empresa gerencia nove contratos de iluminação pública em municípios catarinenses: Araquari, Blumenau, Canoinhas, Florianópolis, Itaiópolis, Navegantes, Santo Amaro da Imperatriz, São Francisco do Sul e São José, com cerca de 180 mil pontos de luz. Desses, 26,5 mil já foram modernizados e 2,3 mil novos pontos foram instalados, beneficiando cerca de 1,3 milhão de moradores, além de outros projetos como o de Santos (SP), onde também modernizou a cidade.
Além disso, atua também em sete contratos de Parcerias Público-Privadas (PPPs) com as prefeituras de Palhoça, Penha, Nova Serrana, Itajaí, Garopaba, Porto Alegre (IP Sul) e Ribeirão das Neves (IPMinas), onde gerencia mais de 225 mil pontos, com 14 mil já modernizados. Em fevereiro de 2025, venceu sua oitava PPP, com a Prefeitura de Itajaí.
Energia solar e infraestrutura
A Quantum Engenharia já entregou mais de 100 usinas solares e instalou mais de 118 mil módulos fotovoltaicos. Entre os principais projetos estão:
-
Usina Fontes dos Ventos (11 MW), em Pernambuco;
-
Usina de Tacaratu (11 MW), a maior do país até dois anos atrás;
-
Primeira usina híbrida do Brasil;
-
Subestação Lagoa dos Ventos (500 kV), no Piauí, que integra o maior parque eólico da América Latina (700 MW).
Segundo dados de 2024, a empresa entregou sete novas usinas, que geraram 73,8 GWh, além de 4,6 GWh produzidos por usinas próprias. Também foram concluídas cinco obras de subestações para Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) e Copel (Companhia Paranaense de Energia), com capacidade para atender até 320 mil unidades consumidoras.
Sustentabilidade em prática
Segundo dados de 2024:
-
Mais de 40 mil pontos de iluminação modernizados no Brasil;
-
722 mil quilos de CO₂ evitados, o equivalente ao plantio de 195 mil árvores;
-
636 toneladas de recicláveis e 100 toneladas de resíduos comuns com destinação adequada;
-
500 kg de resíduos orgânicos compostados apenas em 2024, usados em horta na sede da empresa, em São José (SC).
Ações sociais e de inserção na comunidade
Algumas das ações sociais que a Quantum Engenharia participa e já participou:
-
Campanha do Agasalho: arrecadação de roupas para o inverno catarinense (desde 2022);
-
Projeto Eleve Sua Energia: apresentações natalinas de música popular e erudita em espaços públicos;
-
Orla + Limpa: conscientização ambiental na Beira-Mar de São José, em parceria com a Prefeitura;
-
Doação de ração: apoio a protetores de animais por meio de campanhas de arrecadação;
-
Música nas Igrejas: concertos de música clássica em igrejas históricas de Florianópolis.
Foto: Divulgação
Leia outras notícias no HojeSC.