Com um efetivo de mais de 2 milhões de militares, a China lidera o ranking dos maiores exércitos do mundo, seguida da Índia, com um efetivo de 1,4 milhão. A terceira posição é dos EUA, com 1,3 milhão de integrantes.
Os dados são do Military Balance 2024, ranking elaborado pelo The International Institute for Strategic Studies (IISS), um instituto de pesquisa britânico na área de relações internacionais. O ranking das 10 maiores potências foi tabulado com exclusividade para o Estadão por Fernando Araújo Moreira, professor titular no Instituto Militar de Engenharia (IME), subordinado ao Comando do Exército Brasileiro.
Segundo o especialista, o Brasil possui 222.869 militares no Exército, de acordo com dados do Ministério da Defesa, o que faz com que o poder de combate por terra seja o 10º do mundo.
“Entretanto esta posição poderá mudar para uma posição mais realista quando consideradas outras variáveis, como tipos de armamento, tipos de tecnologias disponíveis, tipo e número de unidades especiais, disponibilidade de munição, frequência e qualidade no treinamento, entre outros”, analisa.
Veja abaixo o ranking dos 10 maiores exércitos do mundo pelo número de militares:
China: 2,035 milhões
Índia: 1,476 milhão
Estados Unidos: 1,326 milhão
Coreia do Norte: 1,280 milhão
Rússia: 1,1 milhão
Paquistão: 660 mil
Coreia do Sul: 500 mil
Turquia: 355 mil
Japão: 247 mil
Brasil: 222 mil
Foto: Sgt Lorençato/Reprodução Flickr Exército Brasileiro
Leia outras notícias no HojeSC.