Pular para o conteúdo

Primeiro sobrevoo da temporada 2025 registra 85 baleias-francas na costa catarinense

baleias franca sc

Durante o primeiro sobrevoo da temporada 2025 de avistagem de baleias-francas no Litoral Sul de Santa Catarina foram avistadas cerca 85 gigantes da espécie, número ainda sujeito a revisão, sendo 38 fêmeas acompanhadas de seu filhote (Fefis), oito adultos e um subadulto.

O monitoramento de helicóptero foi realizado nesta sexta-feira, 11, sendo previsto inicialmente que fosse monitorada toda a extensão da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, que compreende a costa desde Florianópolis até Balneário Rincão, porém devido ao forte nevoeiro marítimo na região de Jaguaruna foi necessário interromper o sobrevoo na região de Balneário Arroio Corrente.

A iniciativa é parte das atividades do Programa de Monitoramento das Baleias-francas da SCPAR Porto de Imbituba e contou com a participação de profissionais do ProFRANCA/Instituto Australis, da Acquaplan Tecnologia e Consultoria Ambiental e do Porto de Imbituba.

A varredura desta sexta avistou 21 fêmeas acompanhadas de seu filhote e cinco adultos nas praias de Imbituba, entre as praias do Rosa e de Itapirubá norte, sendo a praia de Ibiraquera onde foi observada a maior concentração de grupos. Em Garopaba, a praia do Siriú foi a que apresentou mais grupos, com seis fêmeas acompanhadas de seu filhote, inclusive sendo avistado um filhote semi albino.

“É com grande satisfação que registramos o início de mais uma temporada de monitoramento das baleias-francas no Litoral catarinense. Os dados obtidos com os sobrevoos são fundamentais para que possamos alinhar nossas operações portuárias com a conservação da biodiversidade marinha, reforçando o compromisso do Porto de Imbituba com a sustentabilidade e a proteção desses animais tão emblemáticos”, afirma Christiano Lopes, diretor-presidente do Porto de Imbituba”, afirma Christiano Lopes, diretor-presidente do Porto de Imbituba.

As baleias-francas foram caçadas durante séculos ao longo de toda a costa brasileira, chegando ao ponto de não serem mais avistadas na costa catarinense por alguns anos. “Atualmente, podemos observar que a população desses mamíferos marinhos vêm crescendo ano após ano”, destaca Paulo Márcio de Souza, gerente do Departamento de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Porto de Imbituba.

“Imbituba foi a última armação baleeira a ser fechada no Litoral catarinense e, de certa forma, temos uma dívida com esses magníficos animais. O programa de monitoramento de cetáceos é uma forma de compensar, também, tudo o que foi feito no passado, e é realizado com muito carinho e cuidado pelo Porto de Imbituba”, completa Souza.

Programa de Monitoramento do Porto de Imbituba

O Programa de Monitoramento do Porto de Imbituba está ocorrendo desde o dia 1º de julho e vai até o dia 30 de novembro. Além dos sobrevoos, diariamente equipes de campo realizam a observação terrestre a partir de pontos fixos nas praias do Porto e Ribanceira.

A baleia-franca conta com uma população estimada em cerca de 800 indivíduos e uma taxa de crescimento de 4,8% ao ano. Os números são resultado das pesquisas realizadas pelo ProFRANCA, contemplando uma análise de 20 anos de dados dos sobrevoos de monitoramento da espécie.

Foto: Mariana Favero Silvano/Acquaplan

Leia outras notícias no HojeSC.