A Prefeitura de Porto Belo pede a colaboração de toda a população para a realização do 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres, promovido pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC).
O exercício, que acontecerá neste domingo (18), tem como principal objetivo testar a capacidade de resposta em situações de risco, como deslizamentos, enchentes e outros desastres naturais.
A participação da comunidade é fundamental para o simulado, que será realizado inicialmente no bairro Vila Nova, com extensão para outros bairros com abrigos temporários. Durante o dia, serão simuladas ações como evacuação de moradores de áreas de risco, montagem de abrigos provisórios, cadastro de famílias, distribuição de itens essenciais e orientação à população.
O Simulado acontecerá durante todo o dia. Pela manhã, das 8h às 9h, haverá a recepção e mobilização das equipes, com a ativação do Gabinete de Crise e a coordenação de um Centro Logístico Temporário. Em seguida, dará início ao simulado.
No abrigo, as equipes estarão preparadas para receber e cadastrar pessoas, fornecer informações e garantir as condições de limpeza, higiene e acolhimento adequado. Também será acionada uma estrutura para receber itens de assistência humanitária e donativos da população.
A ação faz parte de uma mobilização estadual que visa fortalecer os laços entre Estado e municípios e aperfeiçoar os protocolos de emergência. Além da resposta operacional, o simulado servirá para atualizar cadastros populacionais, distribuir materiais educativos e sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e preparação para desastres.
Foto: Prefeitura de Porto Belo
Leia outras notícias no HojeSC.