Conhecida como a “Nazaré Brasileira”, a Laje da Jagua, no Litoral Sul catarinense, pode ter registrado recentemente a maior onda já surfada no Brasil. Após a passagem de um ciclone extratropical, a região foi cenário de ondulações impressionantes, com estimativas entre 10 e 15 metros de altura.
O hexacampeão do Desafio Gigantes de Nazaré, Lucas Chumbo, interrompeu uma viagem com a família para se deslocar até Santa Catarina e surfou ondas de cerca de 10 metros no último dia 30, em uma demonstração de ousadia ímpar. Ele afirmou ter vivido “uma das maiores ondas da minha vida no Brasil”.
Apesar de ainda não haver medições oficiais, relatos locais reforçam o potencial histórico do episódio. Thiago Jacaré, surfista e morador de Jaguaruna, afirmou já ter testemunhado ondas de até 15 metros no local.
Mesmo sem dados científicos confirmados, a combinação do ciclone, da configuração geológica da Laje da Jagua — baixa profundidade aliada a relevo submarino — e o interesse de atletas renomados consolidaram o ponto como um dos mais promissores para surf de grandes ondas no país.
Em meio à expectativa sobre os registros oficiais, o episódio reacende o debate sobre qual foi, de fato, a maior onda já surfada no Brasil — até então disputada entre Jaguaruna e pontos como a “Avalanche”, no Espírito Santo, com cerca de 5 a 6 metros em 2019.
Se confirmadas, as ondulações recentes podem representar um marco histórico para o surfe nacional, elevando ainda mais o status da “Nazaré Brasileira”.
Foto: Gabriel Gomes/Reprodução
Leia mais notícias do HojeSC aqui