DESTAQUE DA REDAÇÃO
Pular para o conteúdo


BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO URUGUAI

Oeste de Santa Catarina ganha programa de restauração de áreas em propriedades rurais

Propriedade Rural oeste santa catarina

Um novo programa ambiental entrou em vigor neste mês em Santa Catarina com o objetivo de recuperar Áreas de Preservação Permanente (APPs) em propriedades rurais localizadas na Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Epagri, a Foz do Chapecó Energia, o Sicoob e os próprios produtores rurais. O foco é restaurar a vegetação nativa, proteger os recursos hídricos e a fauna, além de promover a valorização ambiental das propriedades participantes.

De acordo com a coordenadora do Programa Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental da Epagri, Juliane Justen, o programa contempla produtores rurais que possuam APPs antropizadas — ou seja, áreas com necessidade de revegetação. “São 148 municípios catarinenses incluídos na iniciativa. Entre as ações previstas nas propriedades estão o cercamento da área com arame, o plantio de espécies nativas de viveiros certificados como angico, cedro, paineira, pitanga, guabiroba e jabuticaba, com uma densidade de 600 mudas por hectare”, diz ela.

O programa também prevê incentivos financeiros por hectare restaurado, divididos em quatro etapas, ao longo de três anos, totalizando R$12.763,44 por hectare. A cada ano, a Epagri fará orientação e visitas técnicas para garantir o cumprimento das metas e o produtor receber os pagamentos, explica Humberto Bicca, Analista de Extensão e coordenador do programa dentro da Epagri.

Para o presidente da Epagri, Dirceu Leite, restaurar áreas em propriedades rurais é mais do que uma obrigação ambiental — é um investimento no futuro. “Quando recuperamos uma APP, estamos protegendo nascentes, garantindo a qualidade da água, promovendo a biodiversidade e melhorando o equilíbrio climático da região. Além disso, áreas restauradas valorizam a propriedade e abrem portas para novas oportunidades, inclusive de incentivos e certificações. É um gesto que beneficia o meio ambiente, a produção agrícola e toda a comunidade rural. Preservar hoje é garantir sustentabilidade para as próximas gerações”, salienta o presidente.

“Juntos, podemos plantar um futuro melhor” é o slogan do programa, que aposta na união entre sociedade, produtores e setor energético para recuperar ecossistemas fundamentais ao equilíbrio ambiental da região.

Foto: Aires Mariga/Epagri

Leia outras notícias no HojeSC.