
Há alguns anos eu assisti a um filme que mudou muito a minha mente sobre aquela velha frase de que “tempo é dinheiro”. O filme chama-se “O preço do amanhã” e se você ainda não assistiu, indico fortemente que assista. Ele se passa em um futuro fictício, onde a moeda e a riqueza das pessoas eram definidas pelo tempo que cada um tem disponível até a data da sua morte. Este tempo era marcado no braço e era visível para todos. E apesar de ser um filme de ficção, ele deixa claro a mensagem de que tempo é muito precioso para ser desperdiçado.
Trazendo para a nossa vida empresarial, esta lição não pode jamais ser subestimada, porque a nossa empresa cresce na velocidade que você age com clareza. Isso muda aquela frase que diz que o “feito é melhor do que perfeito”. Mas sim o “feito dentro do seu propósito, é melhor do que o perfeito sem estratégia”.
Isso significa que não adianta correr para qualquer lado, só para dizer que está correndo. O tempo está passando e você não está chegando em lugar nenhum. Você precisa ter direção para saber onde focar a sua energia. Assim como também não adianta planejar demais e nunca sair do lugar. O que transforma de verdade o rumo de um negócio é a capacidade da empresária de tomar decisões e agir com coragem, dentro do foco do seu negócio.
E a coragem sempre foi um dos pré requisitos indispensáveis para empreender, principalmente porque vivemos em um cenário incerto, cheio de mudanças que impactam diretamente o nosso negócio. Neste contexto, se não tivermos a clareza do propósito, esta coragem vira desperdício de tempo e energia. E este desperdício de energia ainda pode causar a frustração e a desistência.
Ter clareza de negócio é saber o que você está construindo, por quê e para quem. É entender com precisão qual problema você resolve e de que forma e saber que você e a sua equipe são competentes para estar neste mercado. Mas quando essa clareza não está presente, cada nova tendência parece ser uma oportunidade imperdível. E cada obstáculo parece ser o sinal de que talvez seja melhor desistir. Sem clareza de propósito do negócio, a empresa não construiu raízes profundas o bastante para prosseguir.
Um posicionamento forte nasce de decisões bem embasadas, que exigem que você saiba o que quer evitar tanto quanto sabe o que quer alcançar. Se você tenta abraçar todos os públicos, falar com todo mundo e oferecer de tudo um pouco, acaba presa em um conjunto de planos que não se conversam e nem se sustentam. Cada campanha parece desconectada da anterior. Cada estratégia puxa para um lado. E o seu negócio vira um quebra-cabeça de peças que não se encaixam.
Já falei aqui outras vezes: a clareza de posicionamento é a sua bússola. É ela que mostrará onde investir tempo, dinheiro e energia. E isso gera maior velocidade no seu negócio porque você não perde tempo com o que não é para você. Tomar decisões com base em um propósito bem definido não significa que tudo vai dar certo sempre. Mas significa que mesmo os erros terão valor, porque fazem parte de um caminho coerente e de um aprendizado que vão enriquecer a sua jornada.
Ter ideias é importante. Mas elas só geram resultado quando viram ação. E essas ações precisam estar organizadas dentro de uma visão clara, voltadas para um mesmo objetivo. As vezes, o que falta não são idéias novas, mas sim comprometimento com o caminho que você escolheu seguir. E isso exige maturidade e decisão de manter o foco mesmo diante de incertezas. Exige abrir mão do excesso de possibilidades para construir algo sólido, mesmo que mais simples.
Empresas consistentes se constroem com direção e clareza. Então, se você sente que está fazendo muito e avançando pouco, talvez seja hora de parar e se perguntar: as suas decisões estão sendo tomadas com clareza ou com ansiedade? Porque a resposta para essa pergunta pode explicar a velocidade com que a sua empresa tem crescido. Porque perder tempo é tão grave quanto perder dinheiro.
Leia outras colunas da Ana Claudia Wiecheteck aqui.