Pular para o conteúdo

O que eu aprendi no mundo corporativo

KARLA KUSTER CABECA hojesc

O mundo corporativo nos ensina muitas coisas! É uma enxurrada de lições, algumas ensinadas com amor e outras com a dor.

Trabalhei muitos anos no corporativo e sou muito grata por tudo que aprendi.

Para conseguir se manter no mundo corporativo e para se ter sucesso nesse universo é importante estar sempre aberto a aprender e tem que ter uma facilidade em se adaptar, por que esse mundo é dinâmico e muito competitivo.

O aprendizado vai muito além do trabalho em si, pois não é somente “apertar botões”, mas é sim aprender a conviver com pessoas diferentes, de culturas, formações, especializações vivências e histórias diferentes.

É nesse mundo que aprendemos desde habilidades práticas até lições de vida.

Eis aqui algumas das lições que aprendi e que trago comigo:

1. Comunicação clara: imagine você trabalhando com pessoas de outras regiões do país ou mesmo de outros países. Imaginou? Quando trabalhamos todos juntos precisamos afinar a comunicação, ou seja, nada de fazer o outro entender nas entrelinhas! Ou você explica direito ou o trabalho não vai funcionar. Você precisa aprender a se comunicar de forma clara, concisa e persuasiva, tanto escrevendo quanto falando, isso vale para todos colegas, superiores e clientes.

2. Trabalhar em equipe: o segundo grande desafio. Não espere que as pessoas colaborem com você se você não for falar com elas. Isso eu aprendi a duras penas, mas não adiante só mandar uma mensagem, às vezes o falar pessoalmente agiliza muito o processo.

3. Networking e relacionamento interpessoal: essa é consequência dos dois primeiros itens e vai ter que acontecer para que as metas sejam atingidas. A construção de relacionamentos interpessoais irá te fazer ter uma rede de contatos fortes e seu trabalho irá render muito mais.

4. Análise crítica: habilidade importantíssima no mundo corporativo, muitas vezes não apreciada em outros mundos. Você está no mundo corporativo para resolver problemas, logo, precisa saber identificar, analisar e resolver de forma eficiente e criativa, além de saber priorizar tarefas.

5. Ética: aprendi a agir com integridade, respeitar políticas e códigos de conduta, agir com transparência, honestidade e responsabilidade em todas as ações e decisões.

6. Visão estratégica: entender o que está acontecendo e prever fatos que possam acontecer, é o estar sempre pronto, isso é muito importante para tomar decisões.

7. Autorresponsabilidade: assumir o que se faz. Como é difícil tratar com profissionais que não assumem seus erros e começam a buscar culpados.

8. Autoconhecimento: saber seus pontos fortes e os que ainda precisam ser desenvolvidos, conhecer seus valores e entender onde quer chegar na carreira.

É maravilhoso trabalhar no mundo corporativo. Além de ser um ambiente dinâmico e desafiador é lá que aprendemos a crescer o nosso profissional e o pessoal, pois como eu já mencionei, as lições que aprendemos levamos para a vida.

Leia mais colunas da Karla Küster no HojeSC