O networking é a prática de estabelecer e manter contatos pessoais e profissionais. Isso nos traz muitos de benefícios.
O networking pode abrir portas para novos empregos, para parcerias e novos projetos profissionais e empresariais. Isso porque através da rede de relacionamentos é possível saber de informações valiosas e principalmente ter insights muito valiosas para uma carreira ou para um negócio.
A troca de experiencia e o aprendizado é algo que não tem nem como mensurar, porque se relacionar com pessoas diferentes possibilita isso.
Outra vantagem do networking é que a rede de relacionamentos vai te dar visibilidade e credibilidade, e quando um negócio começa por uma indicação ele tem muito mais possibilidades de fechar.
Um grupo de networking também te obriga a interagir com diversas pessoas e isso faz com que a sua comunicação também melhore, isso vai se refletir para aprimorar suas técnicas de negociação e resolução de conflitos.
E como fazer networking? O grande segredo do networking é ser interessado, interessante e interesseiro!
Em primeiro lugar seja uma pessoa interessada. É aquele velho ditado temos duas orelhas e uma boca, logo, escute antes de falar, demonstre interesse. Uma pessoa interessada faz perguntas e tenta aprender sobre o assunto, é de fato curioso.
Uma pessoa interessada se importa com as pessoas, dedica tempo, participa de eventos, tem interesse em melhorar o relacionamento.
Em segundo lugar seja interessante. Uma pessoa interessante consegue envolver e cativar as pessoas. Normalmente é uma pessoa que conhece de tudo um pouco e por isso tem sempre um assunto para puxar, é aquela pessoa que coleciona histórias.
Ser interessante não quer dizer que precisa concordar com tudo o que lhe é dito, ao contrário é uma pessoa que oferece novas visões sobre o mesmo tema através de sua experiencia e de seu conhecimento fazendo com que o papo seja bom e interessante.
Então ser interessante é aquela pessoa que consegue ouvir e entender o outro, demonstra interesse e empatia de forma autentica e verdadeira. Mantém sempre uma visão otimista e tem um jeito de olhar a vida com bom humor e positividade.
E em terceiro lugar seja interesseiro. Sim, interesseiro. Por que não ser um pouco egoísta e olhar para seus interesses?
Procure se conectar com pessoas que podem ser boas conexões e que te tragam algum benefício, seja emocional, financeiro ou pessoal. Procure se relacionar com pessoas que agreguem.
Se dê o direito de escolher com quem quer se relacionar. Priorize seus interesses. O networking é muito valioso e traz muitos benefícios, mas esses benefícios podem variar conforme a qualidade da rede e o esforço investido.
1. Busque grupos que combinem com você;
2. Grupos de qualidade são melhores que grupos de quantidade. Ter contatos sólidos é melhor que superficiais;
3. Tenha estratégia, entenda o propósito do grupo de network, esse propósito pode mudar dependendo da circunstancia em que esteja vivendo;
4. Invista tempo e energia em relacionamentos autênticos e relevantes.
Não se iluda com grupo de network, lembre-se esses grupos são formados por diferentes tipos de pessoas, não espere que o grupo atenda a todas as suas expectativas. Esteja pronto para ter mais de um grupo, pode ter um grupo só para se divertir, outro para fazer negócios.
Leia mais colunas da Karla Küster no HojeSC