O Museu de Arte de Blumenau (MAB) inicia nesta quinta-feira (3) a terceira temporada de exposições de 2025, que fica aberta ao público até 24 de agosto. O evento reúne cinco mostras de artistas do sul do país, com entrada gratuita e visitação de terça a domingo, das 10h às 16h. A abertura oficial acontece às 19h, com programação que inclui lançamento de dois livros e apresentação da Banda Municipal.
Participam desta temporada artistas de Porto Alegre, Joinville, Florianópolis e Blumenau, com exposições que exploram diferentes linguagens artísticas como pintura, fotografia, desenho e colagem. Entre as mostras estão “Entre rastros e ruínas”, do coletivo Ruído (Porto Alegre), e “Peitos”, da artista e médica mastologista Flávia Lapa (Joinville).
O Museu Haas, de Blumenau, apresenta a exposição “A fotografia como diário”, que resgata a história da imigração alemã na região do Vale do Itajaí por meio de fotografias e documentos. A fotógrafa Maria de Minas (Florianópolis) expõe “Cores (in)visíveis”, focada na exploração do visível e invisível na fotografia, enquanto o artista sR Lima (Florianópolis) traz “Regina”, uma série de colagens que discutem identidade social.
Além das exposições, a abertura inclui o lançamento dos livros “Memórias de Malena”, que reúne crônicas sobre memórias locais e histórias de imigrantes, e “Uma janela para a cidadania”, que conta a história do Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens de Blumenau (Fenatib). O segundo livro será distribuído gratuitamente e conta com sessão de autógrafos.
Exposições
Sala Roy Kellermann: Entre rastros e ruínas – Coletivo Ruído
Sala Pedro Dantas: Cores (in) visíveis – Maria de Minas
Sala Elke Hering: Peitos – Flávia Lapa
Galeria Municipal de Arte/ Sala Alberto Luz: A fotografia como diário: (re) descobrindo a vida de um imigrante através de suas lentes – Museu Haas
Galeria do Papel: Regina – sR Lima
Foto: Divulgação
Serviço
Abertura: Quinta-feira, dia 3, às 19h
Onde: Museu de Arte de Blumenau – Rua 15 de Novembro, 161, Centro Histórico, Blumenau
Visitas: até 24 de agosto, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Entrada gratuita e classificação livre
Leia outras notícias no HojeSC.