A movimentação de cargas nos portos de Santa Catarina cresceu 5,23% no primeiro semestre de 2025, em relação ao mesmo período de 2024.
Nos primeiros seis meses do ano já foram mais de 32,2 milhões de toneladas movimentadas.
O desempenho é superior à média nacional, que ficou em 1,02% e o melhor entre os estados do Sul do Brasil.
Os dados foram apurados pela gerência de Portos, da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias, junto à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
No setor de contêineres, os portos catarinenses cresceram 12,4% em relação à 2024, movimentando mais de 1,34 milhões de TEUs. O crescimento nacional foi de 10,2%. Foram mais de 15 milhões de toneladas movimentadas. Os portos de Santa Catarina respondem por 19,25% da movimentação total de conteineres do Brasil.
“Os portos de Santa Catarina seguem cumprindo o seu papel de importância dentro da logística estadual e nacional. Pelos nossos portos passam quase 20% do total de contêineres do país. Atendemos também setores do agronegócio e seguimos em constante crescimento nos últimos anos. Tudo isso é resultado de um trabalho sério e de planejamento dos gestores dos nossos portos públicos e privados”, avalia o secretário da SPAF, Beto Martins.
O Porto Itapoá teve no primeiro semestre o segundo maior movimento do país, com 8,1 milhões de toneladas em cargas conteinerizadas. Portonave movimentou 4,8 milhões de toneladas, Itajaí movimentou 1,4 milhões e Imbituba movimentou 656,3 mil toneladas.
Foto: Gustavo Rotta/Secom GOVSC
Leia mais notícias sobre política no HojeSC