O Museu da Imagem e do Som (MIS/SC), em Florianópolis (SC), inaugura neste sábado (12), às 11 horas, a exposição Yurupá Território, do fotógrafo Radilson Gomes. A mostra reúne mais de 40 retratos de indígenas dos povos Guarani, Kaingang e Xokleng, produzidos com uma câmera lambe-lambe de 1915. A entrada é gratuita.
A exposição apresenta retratos em formato 3×4, com imagens que buscam representar aspectos da ancestralidade, espiritualidade e relação com o território dos povos originários.
Durante a abertura, haverá apresentações do coral de crianças e adolescentes Guarani da aldeia Tekoá Yvá, de Major Gercino, às 11h e às 15h, além de pintura corporal tradicional entre 14h e 15h.
A curadoria visual é de Lara Janning, que utiliza a técnica de encáustica com os retratos, criando sobreposições de cera e pigmento. A mostra segue em cartaz até 19 de julho, com visitação de terça a domingo, das 10h às 21h.
No dia 16 de julho, Radilson ministra a Oficina de Máquina Fotográfica Lambe-Lambe, às 11h e às 15h. A atividade também é gratuita e aberta ao público.
Foto: Radilson Gomes
Serviço
Abertura: 12 de julho, às 11h.
Visitação: até 19 de julho de 2025. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Local: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) – No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica, Florianópolis/SC
Entrada gratuita
Leia outras notícias no HojeSC.