A cidade de Mafra (SC), no Planalto Norte, recebe na semana que vem, entre os dias 5 (terça-feira) e 6 (quarta-feira), o programa Alesc Itinerante, iniciativa que leva o Legislativo catarinense para o interior do estado e o aproxima da comunidade regional. As atividades serão realizadas no Espaço Álamos (R. Gustavo Adolfo Friedrich, nº 65 – Vila Formosa).
Durante os dois dias, Mafra será palco das reuniões das comissões permanentes e das sessões plenárias que ocorreriam na sede da Alesc, em Florianópolis. Os projetos que serão votados nas sessões serão de interesse do Norte catarinense. Além disso, as sessões terão espaço destinado aos pronunciamentos de entidades regionais indicadas pelos deputados que integram a Bancada Parlamentar do Norte.
Esta será a segunda edição do Alesc Itinerante neste ano e a sétima do programa lançado no ano passado. A iniciativa está prevista na Resolução 1/2025, aprovada em março pelos deputados, e que oficializou a continuidade do programa em 2025 e 2026.
Para Mafra, estão programadas oito reuniões de comissões e duas sessões ordinárias, além de uma reunião da Bancada do Norte (confira abaixo a programação completa).
Alesc Itinerante
O Alesc Itinerante foi criado por meio da Resolução 2/2024, em comemoração aos 190 anos do Parlamento catarinense. Foram realizadas cinco edições no ano passado: Blumenau (maio), Joinville (junho), Criciúma (julho), Lages (novembro) e Chapecó (novembro), nas quais foram aprovadas 307 proposições legislativas. Quase 200 entidades participaram das sessões ordinárias e das reuniões das comissões.
Assim que assumiu a presidência da Assembleia em fevereiro deste ano, o deputado Julio Garcia (PSD) garantiu a continuidade do programa para os próximos dois anos, o que se confirmou com a aprovação da Resolução 1/2025.
Neste ano, o programa já esteve em São Miguel do Oeste, no mês de junho. Ao todo, os deputados aprovaram 20 projetos de lei (PLs) em plenário, além de 49 matérias legislativas como pedidos de informação, indicações e moções.
Houve, ainda, seis reuniões de comissões permanentes, além da reunião da Bancada do Oeste. O Alesc Itinerante contou também com a apresentação de 30 entidades, que ocuparam a tribuna do Parlamento para apresentar seus trabalhos e fazer suas reivindicações.
Para 2025, além das etapas de São Miguel do Oeste e Mafra, o Alesc Itinerante estará em Balneário Camboriú, no mês do outubro. No ano que vem, serão realizadas as edições do Planalto Serrano e da Região Sul, em datas e locais a serem definidos.
Confira a programação do Alesc Itinerante em Mafra
Dia 5 (terça-feira)
9 horas: Bancada do Norte
10 horas: Comitê Integra
10 horas: Comissão de Educação e Cultura (CCJ)
10h30: Comissão de Constituição e Justiça
11h30: Comissão de Esportes e Lazer
14 horas: Sessão Ordinária
Dia 6 (quarta-feira)
9 horas: Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
9h30: Comissão de Economia, Ciência e Tecnologia
10 horas: Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência
10h30: Comissão de Finanças e Tributação
11h15: Comissão Agricultura e Desenvolvimento Rural
14 horas: Sessão Ordinária
Foto: Rodrigo Correa/Agência AL
Leia outras notícias no HojeSC.