As Crianças de Luiz Felipe Leprevost
Realizado por intermédio de financiamento coletivo, “As Crianças” (Toma Aí Um Poema/Selo Praga, 185 págs.) é o novo livro do escritor, cancionista e diretor da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), Luiz Felipe Leprevost. A obra será enviada para quem adquiriu na pré-venda, mas o próprio autor curitibano de 46 anos confirma que será realizado um lançamento presencial, ainda em 2025, com mais unidades para quem não garantiu seu exemplar. Sobre a feitura e elaboração dessa coletânea de textos, Leprevost falou com a Livro-se por telefone na tarde gelada e chuvosa do último dia 1º de julho na capital paranaense:
“Desde 2022 comecei a me dedicar de modo sistemático à crônica. Eu mantive um blog por um tempo e depois publiquei no meu próprio Instagram todas as segundas-feiras. Como se fosse uma coluna. Depois migrei para o jornal Indústria & Comércio e lá eu publico até hoje todas as segundas-feiras. Também recebi um convite do Plural, onde eu publico todo sábado.
No meio disso, de vez em quando também apareceram uns poemas, às vezes algumas crônicas curtas. Viraram um gênero um pouco híbrido.
Foi neste momento que resgatei algumas memórias, que versam sobre os meus avós, a minha própria infância, primos, pai e mãe. A partir deste instante entendi que os textos tinham uma certa unidade.
Essas crônicas tem uma tônica mais leve, lúdica e poética. É uma tentativa um pouco mais solar, de olhar para o mundo com mais otimismo. Tudo isso faz o grande caldo desse livro.”
Possível Mundo
A artista e produtora Ligia Ferreira lança o livro “Possível Mundo – Histórias infantis inspiradas nos ODS”, na Biblioteca Pública do Paraná (BPP), no dia 17 de julho (quinta-feira), às 17 horas. O encontro terá um bate-papo, sessão de autógrafos e distribuição gratuita de 100 exemplares da obra.
O evento é gratuito e aberto ao público. Para participar da distribuição dos livros, os interessados devem preencher o formulário online, neste link, e comparecer ao local até 17h20.
Triste História de uma Mulher
O livro “Triste História de uma Mulher: A História de Okichi, uma Estrangeira” (Editora UFPR, 140 págs, R$ 60, Tradução: Takao Namekata e Márcia Hitomi Namekata), de Yamamoto Yûzô, acaba de chegar no Brasil. Integrante a coleção Dramas & Poéticas, o título representa a primeira peça do autor publicada no Brasil. Ele está disponível nas livrarias da Editora UFPR e pelo site: [editora.ufpr.br].
Nilson Monteiro
“Jornalismo se escreve com seis letras: PAIXÃO” é o novo livro do jornalista Nilson Monteiro. O lançamento será na Fundação Cultural de Curitiba (R. do Rosário, nº 180, Largo da Ordem), na próxima quinta-feira (17), às 18h30. Além da capital paranaense, há também lançamentos programados para Londrina e Ponta Grossa.
Prêmio Caminhos da Literatura 2025
O Prêmio Caminhos da Literatura 2025 lançou uma campanha de financiamento coletivo na plataforma Catarse para a realização de sua segunda edição. O projeto busca viabilizar o concurso, que premia um romance inédito a partir da análise de um júri independente. Neste ano, o Prêmio Caminhos segue a parceria com a editora Dublinense, que publicará o livro vencedor no Brasil. A grande novidade deste ano é que o romance ganhador também será publicado em Angola, pela Editora Kacimbo, da qual o escritor Ondjaki é um dos editores, em um esforço para unir os dois países por meio da literatura. Apoie pelo link: [https://caruso.catarse.me/premio_caminhos_de_literatura_2025_49fd?ref=user_contributed]. (Do Estadão Conteúdo)
Leia outras colunas Livro-se aqui
Siga o colunista no Instagram: @anndersou