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Kid abelha: a voz feminina da new wave brasileira

MARCUS VIDAL CABECA hojesc

A década de 1980 foi a mais promissora, inventiva, descolada e alegre para o rock’n’roll brasileiro. Nela surgiram as maiores bandas do gênero, mas uma em especial, comandada pela vocalista Paula Toller, se destacou com seu rock despretensioso e juvenil, falando das alegrias e angústias da juventude da época: Kid Abelha e os Abóboras Selvagens posteriormente chamado apenas de Kid Abelha. Seu primeiro álbum, Seu Espião, lançado em 7 de fevereiro de 1984 (mais um “quarentão”), foi o grande precursor da new wave brasileira. A banda contava com Bruno Fortunato (guitarra), George Israel (sax e vocais) e Leoni (baixo), que ao lado de Paula eram os compositores das cançãoes. O álbum produziu sete singles de sucesso que nõ paravam de ser executados nas rádios.

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Seu Espião, a faixa-título, inicia o álbum com teclados e guitarras simples para introduzir a voz de Paula Toller, suave e afinada. Despretensiosa, como a banda, a canção traz na letra a cara da juventude da década de 1980. A composição é de Paula, Leoni e Herbert Vianna.. “Deixa eu ler seu pensamento, Deixa eu ser Espião. Deixa eu ser Seu Espião, alguém tem que controlar seu coração.”

Nada Tanto Assim apresenta o sax maravilhoso de George Israel. A guitarra de Fortunato dá o tom da canção com uma levada básica e um solo curto e reto. “Eu tenho pressa e tanta coisa me interessa, mas nada tanto assim.”

 

Alice (Não Escreva Aquela Carta De Amor) tem o baixo de Leoni comandando o ritmo, bem new wave, semelhante a The B-52’s, influência nunca negada pela banda. “Tantos sonhos morrem, Em poucas palavras, Um bilhete curto, E já não há nada, Alice, não se esqueça do nosso amor, Será que eu tenho sempre que te lembrar? Todo dia, toda hora, Eu te imploro por favor.”

Hoje Eu Não Vou mostra novamente o sax de George Israel começando a canção. A bateria é cadenciada e Bruno faz um solo de guitarra espetacular. A letra é bem simples, retratando algum adolescente e seu dilema e preguiça de ir às aulas.

Fixação é um dos maiores sucessos da banda. Paula Toller e George Israel dividem os vocais no refrão, que é um dos mais conhecidos do rock brasileiro. Mais cadenciada e pesada, tem no sax o seu destaque. “Fixação, Seus olhos no retrato, Fixação, Minha assombração, Fixação, Fantasmas no meu quarto, Fixação, I want to be alone.”

 

Como Eu Quero é outro sucesso estrondoso da banda. Com sua introdução new wave no teclado, essa balada é a canção romântica menos romântica do rock brasileiro. Sua letra retrata uma relação de posse, de submissão. A levada da guitarra é extraordinária. “O que você precisa é de um retoque total, Vou transformar o seu rascunho em arte final, Agora não tem jeito, cê tá numa cilada, Cada um por si, você por mim e mais nada, Uh, eu quero você como eu quero, Uh, eu quero você como eu quero.”

Ele Quer Me Conquistar também começa com o sax fabuloso de George. Os backing vocals são o destaque, com a bateria e a percussão cadenciando a canção. A letra também fala de relacionamentos adolescentes.

Por Que Não Eu? tem o sax, o baixo e os teclados iniciando a canção. A voz de Paula está próxima de um falsete. A letra é uma declaração de amor. E outra canção composta por Paula, Leoni e Herbert Vianna. “Eu encomendo um jantar só pra nós dois, Se não tem nada depois, por que não eu? Você tá nessa, rejeitada, caçando paixão, Eu com a cara mais lavada digo: por que não? Por que não eu, a-ah, por que não eu?”

 

Homem Com Uma Missão é new wave na essência. Tem uma guitarra meio reggae, meio pop. Ecos de The Pretenders com uma levada Blondie. É espetacular.

Pintura Íntima encerra o álbum com a sua melodia inesquecível. Toda a instrumentação se destaca, com a voz de Paula desmanchando qualquer coração adolescente dos anos 1980. Esse sucesso mostrou quem era o Kid Abelha e os /abóboras Selvagens no rock brasileiro. “Vem amor, que a hora é essa, Vê se entende a minha pressa, Não me diz que eu tô errado, Eu tô seco, eu tô molhado, Deixa as contas, Que no fim das contas, O que interessa pra nós é, Fazer amor de madrugada, Amor com jeito de virada.”

Essa estreia do Kid abelha foi marcante para a banda e para a década de 1980. Década onde o rock brasileiro ganhou importância, destaque e interesse de toda juventude no país. Suas letras diretas e melodias simples marcaram a década. E duram até hoje, pois são atemporais. Assim como o rock. O bom e velho rock’n’roll.

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