A semana do governador Jorginho Mello não está nada fácil. Após entregar que Bolsonaro e Valdemar da Costa Neto, ambos líderes do PL, estão conversando mesmo proibidos pela Justiça, o governador de Santa Catarina afirmou nessa quarta-feira (15) que Pomerode (SC) que tem 80,3% de sua população composta por pessoas brancas “se destaca pela cor da pela das pessoas”. A declaração foi feita durante a 40ª Festa Pomerana.
“Pomerode se destaca pela beleza turística que tem, pelas casas enxaimel, pela cor da pele das pessoas, pela mistura, pelo que representa para todos nós”, disse o governador.
Segundo o jornal O Globo, sua fala foi tornada pública pelo vereador de Florianópolis, Leonel Camasão (PSOL), que encaminhou denúncia ao Procurador-Geral da República para que seja proposta uma ação penal contra o governador. Camasão afirma que a fala pode inferir em uma possível prática de racismo.
Segundo dados do último Censo, de 2022, dos 34.289 habitantes de Pomerode, 27.562 são brancos. Pretos e pardos representam menos de 20%.
Foto: Eduardo Valente/SECOM-SC
Leia outras notícias no HojeSC.