A Prefeitura de Joinville autorizou nessa quarta-feira (22), o início das obras da primeira etapa do Parque Linear Porto Cachoeira, que contempla uma área com 12,7 mil metros quadrados, na região denominada Setor Cais, próxima ao Moinho de Joinville.
A cerimônia teve a presença do prefeito Adriano Silva, da vice-prefeita Rejane Gambin, de secretários municipais, do deputado estadual Matheus Cadorin, de vereadores e de lideranças, e ocorreu na Escola Sesi de Referência, que fica próxima do local onde que vai receber obras.
O projeto desta etapa foi desenvolvido pela Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano (Sepur) e prevê a requalificação do pavimento, com reestruturação da via. Um dos diferenciais da obra é que onde for possível será reaproveitado o mesmo paralelepípedo, uma maneira de manter presente o contexto arquitetônico e histórico dessa região que já foi conhecida como Porto de Joinville.
Investimentos
Outros investimentos previstos no projeto são voltados para a construção de um sistema de drenagem, instalação de bancos, canteiros, arborização, calçadas acessíveis, ciclovia, bicicletário, defensas metálicas e iluminação pública que vai privilegiar a circulação de pedestres. As obras serão realizadas abrangendo as ruas Cairu, Ricardo Stamm Gomes, Santos e Cais Conde d’Eu.
A requalificação terá investimento de R$ 4,3 milhões e será executada pela construtora Fortunato. A supervisão e acompanhamento é de responsabilidade da equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura Urbana de Joinville (Seinfra).
Moinho e Mercado Público
O investimento vai integrar as regiões do Moinho e Mercado Público, oferecendo para a população um espaço para convivência e apreciação do Rio Cachoeira. Em alguns pontos, poderá ocorrer a realização de eventos como feiras e exposições. Por esse motivo, o projeto contempla a instalação de pontos de espera para energia e água para utilização em eventos.
Foto: Divulgação Joinville
Leia outras notícias no HojeSC.