A excelência na jornada de tratamentos dos pacientes com acidente vascular cerebral (AVC), desde a prevenção até a reabilitação, os indicadores de sucesso obtidos pelo atendimento pré hospitalar oferecido pelo Samu, e a inclusão do tema na Rede Municipal de Ensino, garantiram a Joinville a certificação internacional Cidade Angels.
A entrega da certificação ocorreu nesta sexta-feira (13), no auditório anexo à Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Glória. O evento teve a presença do prefeito Adriano Silva e da vice-prefeita Rejane Gambin, vereadores, secretários municipais e lideranças políticas.
Também participaram médicos, enfermeiros e profissionais do Hospital Municipal São José (HMSJ) e da Secretaria da Saúde (SES), além de representantes da Iniciativa Angels.
O Cidade Angels é uma iniciativa privada não promocional da Boehringer Ingelheim e da World Stroke Organization (WSO), que visa melhorar o cuidado de AVC em âmbito mundial. Ela está presente em mais de 150 países e em oito mil hospitais. Joinville é a primeira Cidade Angels do Estado de Santa Catarina, a quarta no Brasil e a sexta no mundo.
Para o prefeito Adriano Silva, a certificação demonstra o quanto Joinville valoriza a saúde dos joinvilenses, área em que o município investe de forma diferenciada e que conta com o trabalho de profissionais qualificados.
“Ser reconhecida como Cidade Angel demonstra o trabalho sério e comprometido dos nossos servidores do Hospital Municipal São José, da área da Saúde e também da Educação. Afinal, é um trabalho realizado desde a prevenção até a reabilitação do paciente”, destaca o prefeito.
A importância do trabalho foi reiterada pelo diretor-presidente do Hospital Municipal São José, Arnoldo Boege Junior: “A certificação valida um sistema que funciona e que há muitos anos é motivo de orgulho para o município”.
De acordo com a consultora científica da Iniciativa Angels, Andréa Giordano, um conjunto de diferenciais projetou Joinville como potencial Cidade Angels. Entre eles, o pioneirismo em ter uma Unidade de AVC, um protocolo instituído para o atendimento aos pacientes, a atuação do Hospital Municipal São José e da sua equipe qualificada.
Também se destacam a parceria com o Samu e a eficiência no atendimento de resgate dos pacientes, bem como a atuação da Associação Brasil AVC (ABAVC) na capacitação e reabilitação.
Foto: Divulgação Prefeitura de Joinville
Leia outras notícias no HojeSC.