Pular para o conteúdo
POLÍTICA

Balneário Camboriú: Nikolas faz escola e Jair Renan Bolsonaro grava vídeo no mesmo estilo para criticar aumento de IPTU

jair renan bolsonaro vereador balneario camboriu hojesc

logo estadão

O vereador de Balneário Camboriú, Jair Renan Bolsonaro (PL), decidiu emular, em forma e conteúdo, os vídeos publicados pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) contra o aumento de impostos. Filho “04″do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Jair Renan publicou nas redes sociais, neste domingo, 2, um vídeo em que aparece de camiseta preta, com um trilha de suspense ao fundo, discursando contra o possível aumento da taxa de IPTU no município catarinense.

“A Prefeitura de Balneário Camboriú quer aumentar a taxa do seu IPTU. Na calada da noite desta sexta-feira, recebemos o pacote da taxação. Nos últimos meses, um assunto tem gerado bastante discussão no Brasil é o aumento dos impostos. O que significa isso para você?“, diz Jair Renan.

A produção se assemelha ao conteúdo compartilhada por Nikolas sobre a suposta taxação de transações via Pix e medidas da Receita Federal. Como mostrou o Estadão Verifica, as medidas não representavam uma quebra do sigilo bancário, como sustentou o deputado no vídeo publicado no início deste ano.

“É frustrante, né? Quando uma prefeita não se concentra no controle de gastos nem em uma reforma administrativa eficaz e opta por seguir o modelo do PT, que só aumenta impostos, embora pareça uma solução rápida sabemos que essa escolha está errada. Bem diferente do governo Bolsonaro, que quando baixou impostos, naturalmente teve aumento de receito mesmo em meio a uma guerra e uma pandemia”, complementa Jair Renan.

A campanha do deputado federal surtiu efeito nas redes sociais e fez o governo recuar sobre a proposta de ampliar o controle e transparência de transações digitais. A estratégia de Ferreira funcionou. O político se tornou o segundo político brasileiro mais seguido no Instagram.

Segundo dados da ferramenta SocialBlade, que monitora métricas de perfis de redes sociais, Nikolas ganhou três milhões de seguidores no Instagram após publicar um vídeo com críticas ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à portaria da Receita Federal que ampliava o monitoramento de transações financeiras via Pix e cartão de crédito.

Com o viral, o mineiro passou o próprio Lula em número de seguidores no Instagram. A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu à Polícia Federal (PF) a abertura de inquérito sobre a disseminação de fake news sobre a portaria do Pix. Em entrevista à CNN Brasil, Nikolas afirmou temer que o inquérito possa atingi-lo. “Eu estou sendo investigado porque eu chamei o Lula de ladrão. Ou seja, inquérito por inquérito abrir mais um para mim é entrar na fila. Afinal de contas, se você é honesto neste País, a chance de você ser perseguido é gigantesca”, disse o deputado.

Leia outras notícias no HojeSC.