A Prefeitura de Itapema (SC) declarou nesta sexta-feira (5) que as postagens que circulam nas redes sociais e que têm gerado preocupação desnecessária entre famílias atendidas pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Litoral de Santa Catarina (AMA Litoral) são falsas.
A administração da cidade catarinense divulgou uma nota oficial em seu site. Leia abaixo na íntegra:
“A Prefeitura de Itapema vem a público esclarecer informações falsas que circulam nas redes sociais e que têm gerado preocupação desnecessária entre famílias atendidas pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Litoral de Santa Catarina (AMA Litoral).
Em especial, lamentamos a atitude de um vereador que mais uma vez espalha inverdades com fins políticos, tentando se apropriar de uma pauta tão séria e sensível. O vídeo divulgado por ele afirma que a entidade deixaria de atender no município e que tal situação teria sido revertida por sua “luta”.
Essa afirmação é mentirosa, oportunista e desrespeitosa com as famílias envolvidas.
Desde o início da atual gestão, nunca houve qualquer comunicado, decisão ou intenção de encerrar os atendimentos da AMA em Itapema. Ao contrário disso, o município sempre manteve diálogo com a diretoria da entidade e reafirma o compromisso de seguir ampliando os serviços voltados às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
As especulações e interpretações equivocadas foram geradas por conta de ajustes legais na destinação de recursos via Fundo da Infância e Adolescência (FIA), que é priorizado a serviços não ofertados pelo município diretamente. Com a recente abertura do Centro de Atendimento à Pessoa com TEA (CAP-TEA), gerido em parceria com a Univali, passa a haver um centro de referência público e permanente, como preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS).
Reforçamos que:
AMA NÃO IRÁ FECHAR.
O município continuará apoiando e contratando os serviços da entidade, agora dentro dos parâmetros legais adequados.
Não houve, por parte da Prefeitura, qualquer ofício, proposta ou comunicação que sinalizasse encerramento de atividades.
O compromisso da atual gestão é com a expansão da rede de atendimento ao autismo, com qualidade, responsabilidade e amparo legal.
Repudiamos o uso político de uma causa tão nobre e alertamos a população para que não compartilhe fake news. A verdade será sempre tratada com transparência e responsabilidade por esta gestão.”
Leia outras notícias no HojeSC.