Pular para o conteúdo

Casa norturna de Itajaí vendia cigarros eletrônicos e narguilés de forma irregular

cigarro eletronicos narguile itajai hojesc

Na madrugada desse domingo (12), a Vigilância Sanitária, em ação conjunta com a Guarda Municipal de Itajaí, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, realizou a fiscalização de uma casa noturna na Praia Brava, após denúncia de moradores da região.

O diretor da Vigilância Sanitária de Itajaí, Silvio Schaadt, relatou durante a operação: “Movidos por várias denúncias que recebemos, nós fizemos uma fiscalização atrás da comercialização de cigarros vaper e uso de narguilé em área irregular”.

A denúncia indicava a venda de cigarros eletrônicos e o uso irregular de narguilé no local, o que motivou a inspeção das autoridades. Durante a operação, um homem foi detido em flagrante por comercializar cigarros eletrônicos nas proximidades da casa noturna.

O policial civil Fernando Neto, que acompanhou a ação, ressaltou: “Durante a abordagem, encontramos um homem em posse de cigarros eletrônicos. Vale destacar que a venda e a manutenção desses produtos são ilegais no Brasil. Após a constatação, o indivíduo foi encaminhado à Central de Plantão Policial, onde será investigado pela autoridade policial e, caso necessário, preso em flagrante”.

Proibição de cigarros eletrônicos no Brasil

Desde 2009, a comercialização, importação e propaganda de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidas no Brasil. A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 855/2024, da Anvisa, atualizada recentemente, mantém a proibição e reforça restrições sobre o uso desses produtos, incluindo a proibição em recintos coletivos fechados, sejam públicos ou privados. A decisão foi tomada após uma ampla avaliação dos riscos e impactos desses dispositivos à saúde pública.

Foto: Eduardo Gadotti/Prefeitura de Itajaí

Leia outras notícias no HojeSC.