DESTAQUE DA REDAÇÃO
Pular para o conteúdo


Danielle Sommer CABECA - HOJESC

Hallyu: a cultura coreana também impulsiona o turismo

Gyeongbokgung Palace

A cultura sul-coreana tem ganhado o mundo e as novas gerações. Fãs maratonando os doramas, o fenômeno do K-pop na música, a gastronomia K-food e a indústria da beleza contribuem para o crescimento da busca pelo turismo para a região. Tecnológica, a Coreia do Sul também tem muitos atrativos ligados à natureza, e à sua fascinante história.

Há muitas opções de voos: Emirates e Qatar Airways têm voos com opções diárias a partir do Brasil, para quem escolhe ir pelo Oriente Médio. Para quem prefere ir pela Europa: Air France/KLM, grupo Lufthansa e Turkish Airlines são as opções mais frequentes. E para quem quiser adicionar um exótico destino, pouco conhecido, na ida ou na volta, há também a Ethiopian Airlines. Brasileiros precisam providenciar uma autorização eletrônica, o K-ETA, para entrar no país.

O idioma é o coreano, mas a maioria dos lugares públicos nas grandes cidades, incluindo estações de metrô e muitas paradas de ônibus, têm placas em inglês. Aliás, o país é muito bem conectado, com suas linhas de transporte público absolutamente pontuais. Uber e táxi também funcionam bem, e cartões de crédito são totalmente aceitos no comércio.

Demora aproximadamente 40 minutos de trem do Incheon International Airport para o centro da capital, Seul. Se você for ficar pouco tempo, uma viagem ao redor de Seul é a melhor opção. Não deixe de conhecer o Gyeongbokgung Palace, um dos mais famosos palácios reais; Myeong-dong, uma agitada área de compras, e a Namsan Seoul Tower, com uma bela vista pela cidade. A ilha de Nami, próxima a Seul, é também uma famosa atração.

 

Namsan Seoul Tower
Namsan Seoul Tower

 

Havendo tempo, embarcar em um trem rápido e confortável, para conhecer Andong e Gyeongju, com ricas histórias culturais e belíssimos patrimônios de arquitetura, e que hoje fazem parte da lista de Patrimônios da Humanidade UNESCO.

Busan, no litoral, é perfeita para o verão, com belas praias e variados esportes aquáticos. Busan é também a segunda maior cidade da Coreia do Sul, e onde se realiza uma grande quantidade de congressos e eventos em geral.

Já a vulcânica Ilha de Jeju tem acesso de várias cidades por avião. Classificada como Patrimônio Natural da UNESCO, é um dos destinos mais recomendados, com muita natureza e cultura local única.

 

Cheonjiyeon Waterfalls (Jeju Island)
Cheonjiyeon Waterfalls (Jeju Island)

 

O país também é destino para quem gosta de neve e ski, com excelentes instalações esportivas. Mas as épocas que mais atraem turistas são a primavera e o outono, as paisagens ficam lindas.

Além das cadeias hoteleiras internacionais, e das redes coreanas, outra opção é dormir em um hanok, uma pousada típica, com a arquitetura de uma tradicional casa coreana. Com sua ênfase na beleza da natureza e nos espaços amplos, uma hanok é um ótimo lugar para desfrutar da estética da introspecção. Um hanok típico apresenta estruturas de madeira com um jardim na frente. Há vários tipos, alguns mais modernos e com conveniências como camas para uma experiência mais ocidentalizada.

Os hóspedes podem participar de uma cerimônia do chá e de aulas de culinária. Há ainda a possibilidade do Temple Stay, com pernoite em um templo.

A K-food – gastronomia muito difundida recentemente e com uma variedade de tipos de preparos que atendem todos os gostos, tem como um dos pratos o Bibimbap (arroz mesclado com variados ingredientes) e os turistas podem inclusive fazer uma aula de culinária.

 

Dolsot Bibimbap
Dolsot Bibimbap

E para dar um gostinho a mais e entrar no clima desse destino, Curitiba receberá a Hallyu Korean Fest, com dois dias de apresentações de dança, gastronomia típica e oficinas de arte. Será nos dias 23 e 24 de agosto, na Praça Afonso Botelho.

*Informações com treinamento oferecido por Lawrence Reinisch, Business Development Director da Capital Marketing, empresa representante no Brasil do KTO – Turismo da Coreia do Sul, a convite da Kangaroo Tours.

Fotos: ©Korea Tourism Organization Photo korea-Photographer

Leia outras olunas da Danielle Sommer aqui.