A Prefeitura de Garopaba, no litoral sul de Santa Catarina, lançará o programa Garopaba + Inteligente nesta sexta-feira (29), às 10 horas, dando início aos trabalhos da concessionária QLuz Garopaba.
Na ocasião, será assinada a ordem de serviço da Parceria Público-Privada (PPP) com a Quantum Engenharia, de São José (SC), que venceu a concorrência na modalidade concessão administrativa, para fornecimento de serviços de eficientização, operação e manutenção da iluminação pública (IP), implantação, operação e manutenção da infraestrutura de telecomunicações e de usinas para geração de energia solar fotovoltaica no município de Garopaba-SC. O prazo de vigência da concessão é de 25 anos.
“Garopaba está entrando no rol das Cidades Inteligentes. Com esta Parceria Público-Privada, lançamos o nosso programa Garopaba + Inteligente, que envolve três importantes serviços, que são a modernização da iluminação pública municipal, a implantação de um sistema de telecomunicação e a construção de usinas solares fotovoltaicas”, explica o prefeito Junior de Abreu Bento. “Garopaba está evoluindo, tornando-se mais iluminada, mais segura e mais sustentável”, completa.
Durante a vigência da concessão, a Quantum Engenharia será responsável por operacionalizar e manter as melhorias, sendo que o foco inicial será a atualização do parque de IP, substituindo as antigas lâmpadas de vapor de sódio por modernas lâmpadas de LED nos 7.040 pontos existentes atualmente. A mudança economizará energia e contribuirá para a implementação de outras tecnologias inteligentes.
“A modernização da iluminação pública com tecnologia LED proporciona benefícios para cidadãos, turistas, empresários e aos cofres municipais, por resultar em maior eficiência energética e ampliar a segurança nas vias”, destaca o engenheiro Thiago Müller Martins, gerente de parcerias e energia da Quantum Engenharia. “A tecnologia LED entrega mais de 70% da percepção das cores, contra apenas 20% das lâmpadas comuns, ou seja, amplia a visibilidade à noite, oferecendo maior conforto visual e inibindo a ação de criminosos, o que também incentiva o uso dos espaços públicos à noite. Além disso, as lâmpadas LED consomem 60% menos energia elétrica e podem durar até 12 anos, o que resulta em grande economia com manutenção e reposições”, completa Thiago.
Outra grande vantagem refere-se ao meio ambiente. Isso porque as luminárias de tecnologia LED têm 98% de seus componentes recicláveis, além de não possuírem elementos tóxicos em sua composição, ao contrário das lâmpadas de descargas, que contêm mercúrio, que é altamente poluente e prejudicial à saúde.
Além disso, com a entrada em operação da QLuz Garopaba, os garopabenses passarão a contar com um serviço de teleatendimento gratuito pelo telefone 0800 606 1535 para informarem casos de lâmpada apagada à noite ou acesa de dia, e qualquer outra falha relativa ao sistema de iluminação. E, em 2025, será implantado o APP Garopaba+Inteligente, que facilitará, ainda mais, a comunicação das ocorrências.
Confira o que integra a PPP de Garopaba:
- Eficientização, operação e manutenção de 100% dos 7.040 pontos de iluminação pública (IP) do município;
- Implantação, operação e manutenção de infraestrutura de telecomunicações por fibra óptica e via rádio para suprir a demanda de internet das das 51 edificações públicas do município através de links dedicados;
- Implantação do sistema de videomonitoramento integrando 63 locais;
- Implantação de 09 pontos de acesso ao WI-FI público para toda a população;
- Implantação de usinas fotovoltaicas de geração distribuída para compensação de créditos de energia de consumo das unidades consumidoras de responsabilidade do município;
- Implantação de videomonitoramento por câmeras inteligentes ao Centro de Controle e Operação (CCO).
Foto: Divulgação
Leia outras notícias no HojeSC.