DESTAQUE DA REDAÇÃO
Pular para o conteúdo


EXPANSÃO DE NETWORK

Florianópolis sedia maior encontro de empreendedores do Brasil

Expandir a rede de relacionamentos com um objetivo claro: contribuir com a realização de novos negócios e, consequentemente, com o crescimento sustentável de empresas de pequeno porte. Este é o principal objetivo do BNI, ou Business Network International, uma organização global fundada há mais de 40 anos e que está no Brasil há 16 anos. São mais de 300 grupos espalhados pelo país que se reúne semanalmente para fazer negócios.

Um dos valores do BNI, que inclusive é um dos diferenciais da rede, é o Givers Gain, que na tradução para o português significa “ganhar contribuindo”. Na prática, a filosofia da organização global é construção de relações, criando um ambiente de confiança, onde o apoio torna-se mútuo e gera oportunidades para os empresários. Ou seja, um empreendedor vai receber referências de negócios a partir do momento em que contribui com outro membro. Essa é a base da metodologia do BNI, onde não existem comissões, mesmo que uma venda seja gerada por meio de uma indicação no grupo.

E, para ampliar ainda mais a rede de contatos, o BNI realiza convenções para reunir representantes de todo o Brasil, com o intuito de expandir as fronteiras comerciais dos integrantes. Florianópolis, em Santa Catarina, será palco da Conferência Nacional BNI Brasil 2025, o maior evento de networking de negócios do país, de 27 a 30 de maio, no Costão do Santinho. O evento reúne empresários, líderes e profissionais de diferentes regiões do Brasil, com foco em conexões, parcerias e crescimento profissional.

De olho nas oportunidades que podem surgir a partir do contato com empresários de todo o país, Luiz Santin, membro do grupo Concept, em Curitiba, é um dos patrocinadores da Conferência Nacional BNI Brasil 2025. CEO da Nextcomm, uma empresa especializada em criar soluções de comunicação que transformam a maneira como as empresas se conectam e interagem.

Para Luiz Santin, a Conferência é uma vitrine para apresentar seus produtos para os empresários, além de um ambiente profícuo para fortalecer o networking e ‘plantar sementes’ para colher novas parcerias no futuro. “Estamos em busca de ampliar a visibilidade da nossa marca e da construção de relacionamentos com líderes e empresários de sucesso. O evento é uma oportunidade de gerar leads e negócios através da rede de contatos da organização”, aponta Santin.

Na ocasião, a Nextcomm irá apresentar seu novo lançamento, o Junior. Trata-se de um CRM (a tradução da sigla para o português é Gestão de Relacionamento com o Cliente) capaz de ajudar as pequenas empresas, que são o público do BNI, a melhorar seu desempenho comercial.

A ferramenta consegue centralizar informações importantes, como dados dos clientes e o histórico das compras e ainda conseguem salvar todas as interações entre o consumidor e o vendedor.

Para Luiz Santin, a tecnologia é uma aliada sobretudo das empresas que não possuem um time comercial experiente. “Uma ferramenta de CRM como o Junior traz transparência para a gestão comercial porque traduz em números toda a análise do processo de vendas, especialmente os pontos que precisam de melhorias. Esses números são fundamentais para a tomada de decisões e para ampliar a visão estratégica do negócio”, afirma.

Perfil do Junior

O Junior foi concebido pela Nextcomm para ser o primeiro CRM das empresas em fase de expansão e organização comercial. É um sistema simples, com um dashboard (uma espécie de “painel de controle”) intuitivo, que pode ser utilizado mesmo por empresários com poucas habilidades em manusear ferramentas de tecnologia. Nele, os usuários conseguem enxergar o funil de vendas e organizar o processo, sem perder prazos.

O Junior pode ser personalizado de acordo com o negócio e permite o acompanhamento de todos os processos de venda em tempo real. O cadastro de leads é fácil e pode ser feito por meio da integração com outras plataformas como whatsapp e redes sociais – Instagram, Facebook e Linkedin e à telefonia Voip. “Tudo isso torna o processo de vendas mais eficiente porque diminui o tempo de resposta aos clientes, o que é fundamental para concretizar uma venda. Estudos indicam que ligar para um lead em no máximo 5 minutos após a solicitação de contato aumenta em até 100 vezes a chance de fechar negócio”, salienta Santin.

Copiloto das vendas

O Junior também ensina o empresário a vender. O processo de vendas é um passo a passo das atividades que precisam ser realizadas pela equipe comercial. São as etapas que vão conduzir o lead desde o primeiro contato com sua empresa até o fechamento da venda. Por ser integrada ao Whatsapp e à telefonia Voip, a ferramenta possibilita iniciar contatos com os leads diretamente do CRM, guardando todo o histórico de chamadas e suas gravações.

A outra inovação é que as gravações são analisadas utilizando inteligência artificial, além do fornecimento de um resumo fidedigno do que foi tratado na conversa, que é direcionado automaticamente para o CRM. Esse documento traz sugestões de qual abordagem poderia ter sido utilizada na conversa em cada etapa do funil. “O Junior analisa o diálogo e assume o papel de copiloto, oferecendo dicas para o empresário sobre como prosseguir na próxima etapa e construir uma relação com o cliente até o fechamento da venda”, acrescenta Luiz Santin.

Foto: Divulgação

Leia outras notícias no HojeSC.