Dias 13 e 14 de setembro, às 20h, o Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), terá a exibição do filme “O Golem, Como Veio ao Mundo” com trilha sonora executada ao vivo por Diogo de Haro. O evento tem o apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS-SC). Ingressos à venda no site Sympla.
O filme “O Golem, Como Veio ao Mundo” (1920), dirigido por Paul Wegener, é uma obra-prima do cinema expressionista alemão, que explora a lenda judaica do Golem, uma figura de barro animada por magia para proteger a comunidade judaica de Praga. O filme é notável por sua atmosfera sombria e simbólica que, repleta de iconografia mística e de uma riqueza visual impar, desvenda as ansiedades e os temores das sociedades da época.
A narrativa fantástica apresenta o Golem como uma força incontrolável, tanto protetora quanto destrutiva, sendo uma alegoria poderosa do poder e das consequências da criação. Considerado um dos primeiros filmes de terror, “O Golem” é uma peça fundamental do cinema mudo, influenciando gerações de cineastas e se tornando um ícone da cultura cinematográfica.
A trilha sonora ao vivo executada por Diogo de Haro para o filme traz uma nova camada de profundidade à obra clássica de Paul Wegener. Utilizando sintetizadores analógicos, piano elétrico e drum machine, de Haro cria uma atmosfera sonora que dialoga com a estética expressionista do filme, realçando sua carga emocional e mística.
Serviço
Exibição do filme “O Golem, Como veio ao Mundo” com trilha sonora executada ao vivo por Diogo de Haro
Data: 13 e 14 de setembro
Local: Sala de Cinema Gilberto Gerlach – CIC (Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica)
Horário: 20h
Ingressos: Sympla
Para mais notícias acesse HojeSC.com
(Foto: Reprodução)