Pular para o conteúdo
CULTURA

Festival Arte Preta estreia em Itajaí com programação gratuita de artistas pretos

Itajaí recebe, entre os dias 6 e 9 de novembro, a primeira edição do Festival Arte Preta, evento cultural que reúne exclusivamente artistas pretos em uma programação gratuita e aberta ao público. As atividades serão realizadas no Teatro Municipal de Itajaí e incluem exposições, teatro, oficinas e shows.

Idealizada pela IZÔ Cultura, o festival busca valorizar a produção artística de pretos em diferentes linguagens, com atrações para todas as idades. A abertura acontece na quinta-feira (6), a partir das 13h, com a exposição “Retratos Negros”, do artista visual Ilustrablack, no hall do Teatro Municipal.

Ainda na quinta-feira (6), às 15h, será apresentado o espetáculo infantil “Quantas Áfricas tem na África?”, com o grupo Agbalá Conta, de São Paulo. No mesmo dia, à noite, o grupo também conduz a oficina “A arte de Narrar Histórias Pretas”, voltadas a educadores, artistas e interessados. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas por um formulário online.

A programação segue até o dia 9 de novembro, domingo, com todos os espetáculos e atividades são gratuitos. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes das apresentações, no local. A oficina exige inscrição prévia.

A produtora cultural Mariana Feitosa, idealizadora do festival, explica que o projeto surgiu do desejo de criar um espaço para destacar o trabalho de artistas pretos, independentemente de os temas abordarem ou não questões raciais. “Pensando que estamos em um estado bastante branco e que se esforça para valorizar as culturas europeias de sua colonização, quis propor aqui um evento para valorizar e evidenciar as incríveis produções dos artistas negros catarinenses e brasileiros. Essa é só a primeira edição, mas o meu desejo é que tenhamos um evento anual que crie uma nova tradição em Itajaí, fortalecendo a imagem da cidade como um local de grandes festivais, como já são o de música e o Toni Cunha”, comenta.

Confira a Programação Completa:

De 6 a 9 de novembro
Exposição Retratos Negros, de Ilustrablack
Hall do Teatro Municipal de Itajaí
Horário de funcionamento do Teatro
Classificação Livre

6 de novembro, quinta-feira, às 15h
Espetáculo “Quantas Áfricas tem na África?”, com Agbalá Conta
Teatro Municipal de Itajaí
Classificação Livre (ideal para crianças maiores de 6 anos)

6 de novembro, quinta-feira, das 19h às 21h30
Oficina “A Arte de Narrar Histórias Pretas”, com Giselda Perê, da Agbalá conta.
Atividade voltada para educadores, artistas e interessados no tema
Biblioteca do SESC Itajaí
INSCRIÇÕES: https://forms.gle/g5oW4of3jfJRVfyv8

7 de novembro, sexta-feira, às 9h30 e 14h30
Espetáculo Cor de quê, com IZÔ Cultura
Teatro Municipal de Itajaí
Classificação Livre (ideal para crianças maiores de 7 anos)

8 de novembro, sábado, às 20h
Espetáculo “Não Corre, Menino”, com a Cia. Nosso Olhar
Teatro Municipal de Itajaí
Classificação indicativa 12 anos

9 de novembro, domingo, às 20h
Show “Minha Prece Ecoa” acústico, com Dandara Manoela
Teatro Municipal de Itajaí
Classificação Livre

Foto: Divulgação

Leia outras notícias no HojeSC.