Pular para o conteúdo
FERNANDA GHIGNONE CABECA HOJESC

Quando o prato colore o humor

alimentos

Os dias ainda seguem frios e nublados, mas a primavera já começa a se revelar nas pequenas mudanças ao redor: flores que desabrocham, frutas que voltam a ganhar cor e uma vontade maior de estar ao ar livre. Essa transição também reflete o que acontece dentro de nós. À medida que a luz aumenta, o organismo retoma o ritmo natural de produção de serotonina e vitamina D, neurotransmissores ligados ao humor e à vitalidade. É nesse cenário que se evidencia a conexão entre saúde mental e primavera, uma estação em que o sol, os chás e as cores do prato podem influenciar de forma direta o equilíbrio emocional.

As cores que dominam as feiras nesta época refletem a abundância da estação. Frutas e hortaliças colhidas no tempo certo são naturalmente mais ricas em compostos bioativos, como flavonoides, carotenoides e polifenóis. Quanto mais vivos os tons no prato, maior a concentração dessas substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam a equilibrar o sistema nervoso e proteger o cérebro dos efeitos do estresse.

Os alimentos alaranjados e amarelos, como manga, damasco, abóbora e mamão, fornecem carotenoides e vitamina C, que fortalecem o sistema imune e auxiliam na regulação do cortisol, o hormônio do estresse. Já os tons vermelhos e arroxeados de morango, amora e uva concentram antocianinas e polifenóis que favorecem a circulação cerebral e a proteção dos neurônios.

Entre os vegetais verdes, como couve, rúcula e espinafre, o magnésio se destaca como nutriente por participar da formação de serotonina e dopamina, neurotransmissores ligados à sensação de prazer e tranquilidade. Quando combinados a fontes de triptofano, como banana, aveia e sementes de abóbora, potencializam naturalmente o equilíbrio emocional e reduzem a irritabilidade.

Os chás florais completam o cuidado com o humor. A lavanda ajuda a aliviar a ansiedade e induz ao relaxamento, a camomila melhora o sono e acalma o sistema nervoso, e o hibisco, estimula a circulação e traz sensação de leveza. Incorporar essas infusões na rotina é uma forma de melhorar a saúde mental.

Para aproveitar o melhor da estação, veja a sugestão de um cardápio leve e variado. Ele combina os alimentos mais ricos em compostos bioativos da primavera e auxilia a saúde mental:

Café da manhã: vitamina de banana com aveia e semente de abóbora; pão integral com pasta de abacate; chá de Hibisco.
Lanche da manhã: mix de frutas da estação, como manga, morango e uva.
Almoço: salada colorida com rúcula, cenoura, beterraba e lascas de manga; arroz integral com abóbora e ervas; filé de peixe grelhado; chá de hibisco gelado.
Lanche da tarde: iogurte natural com amoras, morangos e aveia.
Jantar: creme de abóbora com gengibre e couve refogada; infusão de lavanda e camomila antes de dormir.

Cuidar da mente também é escolher bem o que se coloca no prato. Aproveitar os alimentos da estação, ricos em cores e nutrientes, é uma forma de favorecer o equilíbrio emocional e a disposição, criando um cuidado completo que nutre o corpo e também a mente.

Leia mais colunas da Fernanda Ghignone aqui