Qual é o preço da exclusividade? Algumas pessoas vão responder que quanto mais caro melhor. Mas nem sempre é assim. Eu acredito que a exclusividade está ligada aos relacionamentos e amizades que você constrói ao longo da vida, está ligada às oportunidades que a vida lhe oferece, e ao fato de você estar aberto para experimentar algo novo sempre que aparece à sua frente.
Estes dias pude sentir de perto o que era exclusividade ao visitar a Herdade do Peru, propriedade de 300 hectares que fica ao pé da Serra da Arrábida no Azeitão, margem Sul de Lisboa, em Portugal. Uma belíssima propriedade, com centenas de anos, que passou por vários proprietários até chegar às mãos de uma família que soube aproveitar todo o potencial daquele local. São várias casas que se transformaram em salões de eventos, principalmente para casamentos, e também em hospedagem. A cantora Madonna passou a pandemia instalada na “Casa dos Netos” com os seus filhos e alguns amigos. Existem ainda seis suítes, com piscinas individuais, onde o serviço de café da manhã (pequeno almoço) é servido em um pátio aberto e compartilhado por todos os hóspedes, sombreado por árvores centenárias.
Cheguei para a degustação no dia em que a enóloga Marta Esteves estava lotada de trabalho engarrafando a nova safra de vinhos rosé. Na primavera deste ano Portugal resolveu promover bastante o vinho rosé, uma nova tendência por aqui. Mesmo assim ela e o João, engenheiro agrônomo brasileiro que trabalha na propriedade, me proporcionaram um atendimento muito mais que exclusivo.
Experimentei todos os 5 vinhos que eles produzem em apenas 12 hectares de vinhas. Um total de 15 mil litros por ano. Os Private Collection Branco e Tinto são engarrafados apenas nos anos considerados ótimos pelos enólogos, caso contrário, se a colheita não foi boa ou não chegou na qualidade que eles queriam, as uvas são vendidas para outros produtores ou apenas descartas. Uma palavra que traduz a Herdade do Peru é excelência.
Herdade do Peru Private Collection Branco é um vinho 100% arinto e que passa 12 meses em barricas de carvalho francês. Na taça ele possui uma cor extremamente brilhante com tons esverdeados de palha. Possui aromas florais (jasmin), frutas brancas, como a ameixa, e baunilha, por conta da passagem em barrica. Na boca ele é completo, com a acidez perfeita da Arinto, e toques amadeirados. Um excelente vinho.
Herdade do Peru Private Collection Tinto é um blend de Cabernet Sauvignon e Merlot com passagem entre 18 a 24 meses em barricas de carvalho francês. Um vinho que pede ao menos meia hora aberto para poder respirar e entregar todo o seu potencial. Na taça ele possui uma cor vermelho sangue, com aromas de ameixa, frutas vermelhas e chocolate; na boca os seus taninos intensos e prolongados trazem uma acidez refrescante. Vinho imperdível.
Estes vinhos infelizmente não são vendidos no Brasil. Mas existe uma maneira de você adquirir algumas garrafas através de um sistema de “shipping” idealizado pela Yon Wine, um aplicativo que você pode baixar no seu celular e comprar muita coisa que a gente não encontra nas lojas e importadoras do nosso país.
Herdade do Peru é uma experiência única, exclusiva entre as muitas exclusivas que existem por aí, mas talvez ela seja a melhor de todas por toda a sua simplicidade e acolhimento, sem frescuras, sem pompa, apenas amor e dedicação por receber e produzir bons vinhos.
Leia mais colunas do Alexandre Teixeira aqui