Conhecida hoje internacionalmente como cenário de edifícios superaltos, Balneário Camboriú (SC) será sede nesta semana de um congresso que reunirá alguns dos mais conhecidos especialistas internacionais em fundações de arranha-céus, como o engenheiro Harry Poulos (foto), professor emérito da Universidade de Sidney, na Austrália, responsável pelo projeto de fundações do edifício mais alto do mundo – o Burj Khalifa Tower, em Dubai, com 828 metros de altura.
O Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (Combraseg 2024) irá reunir, em sua 21ª edição, cerca de 2.000 engenheiros, geólogos e outros profissionais que atuam na área de geotecnia. O evento será sediado no Expocentro Balneário Camboriú.
“Para termos na cidade edifícios superaltos que podem chegar a quase 300 metros de altura, é preciso projetar e construir fundações robustas o suficiente para suportar toda a carga acima do solo”, lembra o engenheiro Vitor Pereira Faro, presidente do XXI Cobramseg 2024. “É preciso ter muito conhecimento técnico e experiência para projetar e construir com segurança e qualidade esse tipo de fundações”.
O presidente do Cobramseg 2024 explica que o Congresso irá reunir outros três especialistas internacionais – António Viana da Fonseca, Jorge G. Zornberg e Kathy Kalenchuk – e mais de 20 outros palestrantes que vão abordar temas importantes da área de geotecnia. “São especialistas que atuam com estabilidade de encostas, mineração, fundações, pavimentação, portos, aeroportos, barragens e tantas outras”, conta Vitor Faro. “Camboriú será a capital da geotecnia brasileira na próxima semana.
O Cobramseg 2024 é uma realização da ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica), entidade de caráter técnico e científico, que completará 75 anos em 2025, sob a coordenação geral do Núcleo Paraná/Santa Catarina da ABMS.
Mais detalhes em https://cobramseg.com.br/
Leia outras notícias no HojeSC.