Da Redação
Pedro Candido da Silva Filho, o Pedrão, é o artista mais antigo em atividade em Porto Belo, cidade localizada no Litoral Norte de Santa Catarina. Morando há 44 anos no município, o artesão de 63 anos – também conhecido pelo instagram “Nó na Madeira” [@no.na.madeira] – é um mestre na arte da carpintaria e marcenaria desde o final da década de 1970. Entretanto, ele já trabalhou com outros materiais como vidro, cerâmica, encardenação e couro – esse último o que mais o fascinou à época.
“No começo era só couro. A necessidade – por conta dos filhos – me fez migrar para marcenaria e carpintaria. Fiz grandes obras. Hotel, pousada, restaurantes e várias outras coisas. Com o tempo fui mais para o lado artístico e – mesmo anteriormente – sempre tive preocupação com a plasticidade das coisas”, diz Pedrão.
Desde 2005, o artista catarinense de Rio do Sul só trabalha com madeira de demolição por consciência da preservação do meio ambiente.
“É uma questão de coerência. A gente fala tanto de cuidado com a natureza então porque não reutilizar esses materiais?”, analisa o artista.
Suas mesas, cabeceiras e poltronas são primorosas. É uma marcenaria num estilo elaborado e de muito bom gosto. As peças do Pedrão podem ser conferidas pelo Instagram: [instagram.com/no.na.madeira].
Fotos: Divulgação
Leia outras notícias no HojeSC.