Pular para o conteúdo
JUSTIÇA

Desembargador Carlos Alberto Civinski é o novo presidente do TRE-SC em 2025

Carlos Alberto Civinski TRE-SC hojesc

O desembargador Carlos Alberto Civinski irá presidir o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), em substituição à desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, a partir de abril de 2025.

Ele foi eleito por aclamação em sessão administrativa realizada na tarde dessa quarta-feira (29).

A vice-presidência e a corregedoria regional eleitoral serão ocupadas pelo desembargador Carlos Roberto da Silva, que foi escolhido pelo Pleno do Tribunal de Justiça (TJSC) no dia 4 de dezembro passado para ocupar o cargo de juiz efetivo do TRE-SC, na categoria Desembargador.

A atual presidente cumprimentou os eleitos e desejou uma gestão de realizações. “Com certeza terão muitos desafios pela frente no preparo e realização das eleições de 2026, mas a dedicação, a experiência e a sabedoria de ambos nos dão a segurança de que teremos um trabalho de excelência”, destacou a desembargadora.

“Estarei à disposição de todos os que compõem esta instituição para que juntos possamos continuar a escrever uma história de integridade, dedicação e respeito à democracia, atentos às transformações da sociedade e ao anseio por um sistema eleitoral cada vez mais transparente e acessível”, ressaltou o novo presidente eleito. Ele também reafirmou seu compromisso “com a lisura do processo eleitoral, com a independência do Poder Judiciário e, sobretudo, com a sociedade catarinense, que deposita em todos nós a confiança para garantir a legitimidade do sufrágio.”

O desembargador Carlos Roberto da Silva, que ocupa atualmente o cargo de juiz substituto da Corte, saudou o presidente eleito e enfatizou seu compromisso com a instituição. “Será uma honra tê-lo como presidente e poder auxiliá-lo. Afirmo minha intenção de continuar colaborando com o engrandecimento da Justiça Eleitoral catarinense, iniciando minha atuação como vice-presidente e corregedor eleitoral”, disse.

O desembargador Civinski agradeceu a aclamação dos pares e o apoio da desembargadora Maria do Rocio ao longo da sua gestão como vice-presidente e corregedor, além do apoio dos servidores da sua assessoria jurídica e da corregedoria.

Carlos Alberto Civinski

O desembargador Carlos Alberto Civinski é natural de Brusque-SC e graduou-se em Direito pela Fundação Universitária da Região de Blumenau (FURB) em 1984. Ingressou na magistratura catarinense em 1988, como juiz substituto, e nesta condição atuou nas comarcas de Abelardo Luz, Xanxerê, São Lourenço do Oeste, Brusque, Gaspar, Itajaí, Balneário Camboriú, Blumenau e Dionísio Cerqueira. Em 1990 foi promovido a juiz de direito e judicou nas comarcas de São Domingos, Santa Cecília, Campos Novos, Curitibanos, Blumenau e Brusque. Já em 2008, foi promovido ao cargo de desembargador substituto.

Atuou na Câmara Civil Especial e na Quarta Câmara Criminal do TJSC. Em 2012 tomou posse como desembargador, inicialmente na Terceira Câmara Comercial. Desde julho de 2012, atua na Primeira Câmara Criminal. De 2012 a 2015, atuou como vice-presidente do Fundo de Reaparelhamento da Justiça do TJSC, nomeado, em seguida, ao cargo de presidente. Foi eleito pelo Pleno do TJSC ao cargo de juiz efetivo do Pleno do TRE-SC, na categoria Desembargador, para o biênio 2024-2026.

Foto: Erick Almeida/Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC 

Leia outras notícias no HojeSC.