No período de 2023 a 2025, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima uma média de 73.610 novos casos de câncer de mama registrados por ano no Brasil. A doença representa 28% de todos os diagnósticos de câncer em mulheres e se tornou o tipo mais incidente no país, conforme o órgão. Em Santa Catarina, a situação é ainda mais preocupante: são estimados 3.860 novos casos no triênio, com uma taxa de incidência ajustada de 74,79 por 100 mil mulheres, a mais alta do Brasil.
No estado, iniciativas de empresas inspiram e incentivam a prevenção. É o caso do Grupo J.A. Russi, uma das principais construtoras de SC, com 36 anos de história, que mantém uma ação voltada às colaboradoras em alusão à campanha Outubro Rosa: todos os anos, no mês de outubro, a empresa oferece o exame de mamografia gratuito às mais de 40 funcionárias. A iniciativa busca facilitar o acesso ao exame e reforçar a importância do diagnóstico precoce.
Para Débora Alves, fiscal financeira da construtora, essa oportunidade faz diferença no orçamento e também no acompanhamento de um histórico pessoal. “Eu descobri meu primeiro nódulo ainda jovem, com 22 anos, precisei de exames e biópsia para afastar a possibilidade de câncer. Desde então, meu médico recomendou que eu fizesse a mamografia anualmente. Há quatro anos, desde que comecei a trabalhar na J.A. Russi, tenho esse exame garantido pela empresa. Isso me dá tranquilidade, porque sei que não vou deixar passar. É um cuidado especial, um gesto que mostra que a gente não é apenas colaborador, mas que existe uma preocupação real com a nossa saúde”, relata.
Débora conta ainda que a experiência ganhou um peso maior por causa do pai, que enfrentou um câncer por sete anos. “No mesmo dia em que recebi meu resultado, ele foi buscar o dele. Hoje meu pai está bem, porque procurou ajuda e teve o diagnóstico precoce, mas essa situação mexeu muito comigo, reforçou a importância de manter o acompanhamento em dia e de não ignorar os sinais”, conta a fiscal de 34 anos.
A presidente do Grupo J.A. Russi, Suzana Russi Chiamenti, destaca que a ação já faz parte da cultura de cuidados da empresa com os colaboradores há alguns anos e que além de incentivar a prevenção, é uma forma também de inspirar outras empresas, tanto da construção civil como de outros setores, a se engajarem em uma causa tão importante. “Como mulher, sei da importância de cuidar da saúde e de ter acesso a exames que podem salvar vidas. Mais do que um benefício e um incentivo, é uma forma de demonstrar gratidão pela dedicação diária, além é claro, do respeito e da valorização que elas e todas as mulheres merecem”, afirma. “O Outubro Rosa é um mês simbólico, mas a nossa intenção é estimular o cuidado durante todo o ano. O diagnóstico precoce desta doença é fundamental para ampliar as chances de cura e salvar vidas”, completa.