Nesta sexta-feira (23), a partir das 17h, o Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), recebe um evento inédito em Santa Catarina: a 1ª Mostra de Artes Inclusiva. A programação traz à tona temáticas importantes do universo das pessoas com deficiência, com entrada gratuita.
O evento terá palestra sobre anticapacitismo com Ivan Baron, exibição do filme “Meu nome é Daniel”, de Daniel Gonçalves seguida de debate com a presença do diretor, além de lançamento do Livro “Um Olhar Diferente Sobre Moda – Moda Inclusiva”, transcrito em Braile, com participação dos coautores. A programação contará, ainda, com a presença da artista plástica Rita Boz, da APBP/Associação dos Pintores com a Boca e os Pés (SP), que fará uma performance de pintura com os pés.
Assista ao trailer do filme:
A proposta da Rio Produções, responsável pela iniciativa, é incluir pessoas com deficiência através da arte. No Brasil, segundo o IBGE, 24% da população tem algum tipo de deficiência.
Toda a programação é gratuita e está sujeita à lotação do espaço. A entrada se dará por ordem de chegada, com senhas distribuídas uma hora antes de cada atividade.
Confira a programação
17h – Exibição do filme “Meu nome é Daniel”, com debate com o cineasta e diretor do filme, Daniel Gonçalves (RJ)
Sobre: Daniel de Castro Gonçalves nasceu com uma deficiência que nenhum médico foi capaz de diagnosticar. No documentário pessoal “Meu nome é Daniel”, o jovem cineasta residente no Rio de Janeiro traça o caminho de sua vida para tentar compreender sua condição. A classificação indicativa do filme é livre.
A exibição do filme abre a programação da Mostra e a sessão será acessível. O filme tem as legendas descritivas e audiodescrição e LIBRAS poderão ser acessados pelo aplicativo Movie Reading. Saiba mais em moviereadingbrasil.com.br .
19h – Palestra sobre Anticapacitismo com o Influencer Ivan Baron (Natal/RN)
Com mais de meio milhão de seguidores nas redes, Ivan Baron (Natal/RN) ganhou ainda mais repercussão depois de acompanhar o atual presidente em sua posse. Ele tem como propósito levar pertencimento às pessoas com deficiência e ajudar a construir uma sociedade cada vez mais inclusiva.
21h – Lançamento do livro transcrito em braile “Um Olhar Diferente Sobre Moda – Moda Inclusiva”, com presença e participação de coautores;
Para fechar a noite, será lançada a terceira edição do livro em braile “Um Olhar Diferente Sobre Moda”, com depoimentos sobre Moda Inclusiva e registros de projetos premiados de moda inclusiva. O prefácio é assinado por André Hidalgo (Diretor Artístico da Cada dos Criadores – São Paulo/SP) e as crônicas e depoimentos são criação de 13 profissionais, 10 delas pessoas com deficiência. Estão representados os estados Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
A publicação terá distribuição gratuita para o público presente.
Para mais notícias acesse HojeSC.com
(Foto: Divulgação)