Entre quarta (24) e quinta-feira (25) de outubro, está prevista uma queda significativa na pressão atmosférica sobre o norte da Argentina, com possibilidade de formação de fenômenos meteorológicos relevantes ao longo de quinta-feira.
De acordo com especialistas, a combinação desses fatores resultará em dois eventos: uma frontogênese — processo de formação de uma frente fria — e uma ciclogênese, que é a formação de um ciclone extratropical.
O ciclone extratropical deve se organizar entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul na quinta, trazendo potencial para mudanças no clima e condições adversas nas áreas afetadas.
Segundo Climatempo, esse ciclone extratropical já está chamando a atenção dos meteorologistas porque poderá alcançar uma pressão atmosférica muito baixa no seu centro. O fenômeno é potencialmente perigoso, pois têm maior potencial para provocar tempestades com ventos muito fortes.
Região Sul
No sul do Brasil, a semana iniciou com o tempo relativamente seco com a presença de ar frio de origem polar. mas a tendência é de aumento das condições para pancadas de chuva em áreas dos três estados, na tarde desta terça-feira (22).
Durante a quarta (23) e sexta-feira (25), as condições para temporais e com ventania aumentam no sul do Brasil por causa da formação de uma frente fria e um ciclone extratropical.
O risco de ventos muito fortes é alto por causa da tendência de formação de linhas de instabilidade sobre o Sul do Brasil e da atuação do próprio ciclone extratropical.
Com informações da Climatempo.
Foto: James Tavares/Secom GOVSC
Leia outras notícias no HojeSC.