A sala de cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), recebe de 25 a 28 de setembro a 2ª Mostra de Cinema Japonês de Florianópolis. A entrada é gratuita e a programação reúne filmes selecionados pela Fundação Japão, instituição dedicada à divulgação da cultura japonesa no Brasil.
A exibição traz produções que exploram o cotidiano, a tradição e as transformações sociais no Japão, em diferentes gêneros cinematográficos. Um dos destaques desta edição é um filme indicado pelo Cônsul-Geral do Japão em Curitiba, Sr Yasuhiro Mitsui.
Programação
25 de setembro (quinta-feira):
15h45: Abertura, com a presença do Consul Geral do Japão em Curitiba Sr Yasuhiro Mitsui.
16h: Exibição do filme “Canções de Kamui”
Diretor e Roteiro: Hiroshi Sugawara / 2023 / 135 minutos
Sinopse: Em 1917, Teru, jovem Ainu de Hokkaido, enfrenta discriminação, mas encontra no professor Kaneda o incentivo para valorizar sua cultura. Inspirada a preservar os cantos tradicionais (yukala), ela se muda para Tóquio para dedicar-se à escrita e tradução, deixando para trás sua terra natal para sempre.
19h30: Exibição do filme “Aristocrats”
Diretor: Yukiko Sode / 2021 / 124 minutos / Drama / Livre
Sinopse: A felicidade é diferente para mulheres de classes sociais diferentes? Um drama que questiona a vida contemporânea a partir das perspectivas de duas protagonistas de origens distintas.
26 de setembro (sexta-feira):
14h: Exibição do filme “Sumodo”
Diretor: Eiji Sakata / 2020 / 104 minutos / Documentário / 12 anos
Sinopse: O primeiro documentário japonês sobre o sumô, esporte nacional do Japão. Os lutadores que pesam mais de 150kg, competem sem nenhum equipamento de proteção. O filme acompanha os lutadores que dedicaram ao sumô, incluindo o treinamento rigoroso, o fortalecimento espiritual, os laços de amizade e as lutas que podem mudar suas vidas.
16h30: Exibição do filme “Mochi”
Diretor: Mayumi Komatsu / 2020 / 61 minutos / Drama / Livre
Sinopse: Yuna, de 15 anos, vive em Hondera, uma cidade preservada há séculos. Com a morte da avó, o fechamento de sua escola e a partida da melhor amiga, ela passa a perceber, através de tradições como o preparo do mochi, a importância de preservar as memórias e raízes culturais de sua comunidade.
18h15: Exibição do filme “Mottainai Kitchen”
2020 / 35 minutos / Documentário
Sinopse: Não desperdice, cozinhe! Uma jornada gastronômica pelo Japão enfrentando o desperdício de alimentos e procurando alternativas sustentáveis. O cineasta e ativista austríaco David Gross viaja pelo Japão em uma cozinha móvel, explorando o conceito de Mottainai ao transformar alimentos descartados em pratos criativos. Ao lado de chefs, agricultores e ativistas, ele busca inspirar uma revolução culinária contra o desperdício.
19h30: Exibição do filme “Come back anytime”
2021 / 81 minutos/ Documentário
Sinopse: Vivencie os sabores e a beleza sazonal do Japão neste documentário emocionante sobre um mestre do ramen que construiu uma comunidade em Tóquio. O documentário acompanha Ueda Masamoto, que há mais de 40 anos comanda a casa de ramen Bizentei em Tóquio. Entre clientes fiéis e peregrinações sazonais pelo interior do Japão, ele celebra ingredientes locais, paisagens únicas e a alegria de compartilhar sabores e tradições.
27 de setembro (sábado):
10h: Exibição do filme “Crayon Shinchan: Bravo! Grande batalha de samurais”
Diretor: Keiichi Hara / 2002 / 95 minutos / Época, Família Animê, Comédia / 12 anos
Sinopse: Crayon Shin-chan é uma série de mangás escrita por Yoshito Usui. Sua adaptação em animê iniciou-se em 1992, na TV Asahi, na qual foi exibida por mais de 15 anos. É considerada uma das séries de animação mais longas do mundo, com mais de 800 programas (aproximadamente dois mil episódios), recordista de audiência no Japão. O filme conta o dia em que Shin-chan tem um sonho com uma bela moça e, de repente, encontra-se no Ano II da Era Tensho (1574), salvando o samurai Matabei. Em agradecimento, o samurai o convida a ir ao Castelo Kasuga, onde Shin-chan encontra-se com a moça do sonho…
28 de setembro (domingo):
10h: Exibição do filme “Nekoninja”
Diretor: Takeshi Watanabe / 2017 / 95 minutos / Drama, Comédia / 12 anos
Sinopse: Kagerota, um ninja procurado por carregar o segredo dos pergaminhos míticos, viaja com um gato dourado de nariz vermelho que acredita ser seu pai transformado, o lendário ninja Kuze Kenzan. Enquanto foge de inimigos, luta para trazer o “Pai” de volta à forma humana.
14h: Exibição do filme “The Scoop”
2024 / 98 minutos / Drama
Sinopse: Yui, apaixonada por literatura, entra em uma escola de elite na esperança de descobrir a identidade de um escritor misterioso e integrar o Clube de Literatura. Porém, acaba infiltrada no clandestino Clube do Jornal, onde se envolve em intrigas e espionagem, vivendo uma jornada cheia de reviravoltas.
16h30: Exibição do filme “Oshin”
Diretor: Shin Togashi / 2013 / 109 minutos / Drama / 14 anos
Sinopse: Filme baseado em uma das novelas mais famosas da TV Japonesa: Oshin, uma menina de sete anos enviada para trabalhar em troca de arroz, enfrenta injustiças, fugas e reencontros. Ao ser acolhida por Shunsaku, aprende a ler e escrever, mas a pobreza da família a obriga a retornar à cidade, onde continua a lutar com coragem e determinação para construir seu futuro.
19h30: Exibição do filme “Zen Diary”
2022 / 111 minutos / Drama, Cultura japonesa
Sinopse: Tsutomu, escritor solitário nas montanhas de Nagano, vive em harmonia com a natureza, preparando pratos zen com ingredientes que cultiva e colhe. Suas reflexões sobre gratidão, simplicidade e a verdadeira riqueza da vida se revelam nas visitas ocasionais da editora Machiko e na rotina de compartilhar refeições com cuidado e atenção.
Serviço
2ª Mostra de Cinema Japonês de Florianópolis
Data: 25 a 28 de setembro
Local: Sala Gilberto Gerlach – Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica, Florianópolis (SC)
Entrada: Gratuita
Foto: Divulgação
Leia outras notícias no HojeSC.