A cidade de Camboriú (SC) recebeu nessa segunda-feira (19), a visita da missão técnica do Banco Mundial para o Projeto Integrado de Mobilidade Sustentável (Promobis).
A ação tem como objetivo transformar a mobilidade urbana dos 11 municípios do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (CIM-AMFRI), por meio da implantação de um sistema, moderno, eficiente e interligado de transporte coletivo.
A principal proposta do Promobis é a implantação do sistema Trânsito Rápido de Ônibus (BRT). Um corredor de ônibus de alta performance com faixas exclusivas, paradas planejadas, integração entre cidades e veículos elétricos. “É hora de pensar a cidade para os próximos 20 anos, e isso passa por transporte público eficente, seguro e regional”, afirmou o prefeito de Camboriú, Leonel Pavan.
O Promobis é considerado um marco para os 11 municípios da AMFRI: Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Navegantes, Bombinhas, Itapema, Balneário Piçarras, Porto Belo, Luiz Alves, Penha e Ilhota.
O projeto promove Integração regional com transporte público eficiente, redução do uso de veículos individuais e das emissões de CO₂, valorização da mobilidade ativa, desenvolvimento urbano, geração de empregos e oportunidades.
Foto: Divulgação PMC
Leia outras notícias no HojeSC.