Os altos índices de acidentes e congestionamentos no trecho norte da BR-101 repercutiram na sessão plenária dessa terça-feira (28), realizada em Balneário Camboriú, no Vale do Itajaí, dentro do projeto Alesc Itinerante.
Deputada Paulinha
Em tribuna, a deputada Paulinha (Podemos) apresentou estatísticas alarmantes levantadas pela Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), em um comparativo de sinistros registrados neste trecho da rodovia, com a média da malha federal no Brasil.
Aqui, o índice de mortes em acidentes é 500% maior do que a taxa nacional. Em número de acidentes, a diferença percentual sobe para 1.142%.
“Teremos mais sete anos de contrato com a Arteris pela frente, a empresa já tem mais de 800 descumprimentos contratuais e eu não entendo porque ainda não temos pelo menos a ligação das marginais no trecho entre Porto Belo e Itajaí. É muita gente morrendo. Temos que nos unir, independente de bandeira ideológica ou de governo. Não podemos normalizar esta estupidez. Nenhuma causa é mais importante para esta região que a BR-101”, reivindicou a parlamentar.
Apoio de outros parlamentares
Em à parte, deputados manifestaram apoio à fala de Paulinha.
“Na BR-101 no Morro dos Cavalos vivemos problema semelhante. Há seis meses uma carreta explodiu, atingiu mais de 20 carros e por pouco não aconteceu uma tragédia. Neste período, entre idas e vindas de Brasília nada foi feito. Estamos na porta do verão e mais uma vez a BR-101 vai entrar em colapso”, alertou o deputado Sérgio Guimarães (União).
Já o deputado Mauro de Nadal (MDB) questionou a ausência de meios de transporte de passageiros, como trens e metrôs. “Acredito que este seja o momento para fazermos este debate e este investimento em Santa Catarina”, defendeu.
“Vivemos este drama na Grande Florianópolis. Precisamos ter um grupo de trabalho constante para debatermos ações. A população está cansada e desacreditada”, acrescentou o deputado Camilo Martins (Podemos).
Implantação da Via Mar
Também em tribuna, o deputado Carlos Humberto (PL) chamou a atenção para a implantação da Via Mar, que ligará o contorno da Grande Florianópolis a Joinville, sendo uma rota alternativa para diminuir os gargalos na BR-101. O deputado questionou a demora no andamento dos trabalhos pelos governos federal e estadual.
“A Alesc tem debatido este tema há anos. Criamos a Frente Parlamentar do Contorno Rodoviário Norte e, a partir da nossa mobilização, conseguimos avançar na ordem de serviço da licitação para a contratação de projetos, estudos e licenças. Hoje a Via Mar está na fase de projetos e o governador do Estado tem informado à Frente que as obras iniciarão em 2026”.
Buracos na SC-281
O deputado Sérgio Guimarães subiu à tribuna para reclamar dos problemas de infraestrutura da SC-281, que liga os municípios de São José e São Pedro de Alcântara.
“Fizemos uma ação junto a uma empresa que em um ‘gesto de caridade’, fechou os buracos porque ninguém aguentava mais. Agora sou surpreendido com a informação de que posso sofrer uma ação do Estado por isto. Não quero acreditar que isto seja verdade”, disse.
Foto: Alesc
Leia outras notícias no HojeSC.
