Pela 21ª vez, o município de Bombinhas (SC) será agraciado com o Troféu Açorianidade, desta vez a honraria chega por meio da Associação Saragaço da Comunidade Tradicional de Bombinhas, uma das mais importantes associações dedicadas à preservação da cultura de base açoriana no estado.
Associação Saragaço
Fundada em 2016 por moradores do bairro Centro, a Associação Saragaço tornou-se uma instituição fundamental na valorização e salvaguarda dos saberes e práticas da antiga vila de pescadores. Seu trabalho deu origem ao evento “Saragaço”, uma gincana cultural entre ranchos de pesca que celebra o encerramento da temporada da tainha.
O que começou como uma iniciativa local transformou-se no maior evento do gênero em Santa Catarina, atraindo participantes de Bombinhas, Porto Belo, Itapema, Balneário Camboriú, Florianópolis e outras cidades.
A atuação da associação, vai muito além do evento homônimo. Ela é a força motriz por trás da manutenção de tradições como os ternos de reis, o Pão-por-Deus, o boi de mamão, a gastronomia à base de peixe, brincadeiras tradicionais e pasquins. Através do projeto “Saragaço nas Escolas”, a instituição leva estudantes para conhecer ranchos de pesca e aprender com mestres da pesca artesanal, garantindo que a tradição seja repassada às novas gerações.
Com o engajamento de aproximadamente 50 voluntários, em sua maioria mulheres, filhos e netos de pescadores, a associação também assume um importante papel social e político, atuando como porta-voz da categoria em audiências públicas e reuniões.
A indicação ao Troféu Ilha de São Miguel, que homenageia instituições culturais ou de ensino superior, partiu da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas. A escolha final foi realizada pelo Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), entidade que instituiu o prêmio em 1996. Este será o segundo troféu recebido por uma instituição cultural de Bombinhas; o primeiro foi concedido ao Instituto Boimamão, em 2006.
A cerimônia solene de entrega do troféu está marcada para 6 de setembro, às 18 horas, na Câmara de Vereadores de Barra Velha (SC), cidade que sediará a 31ª edição da Festa do Açor dias depois.
Sobre o Troféu Açorianidade
O Troféu Açorianidade foi criado com o objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho de instituições, pessoas e empresas em prol da Cultura de Base Açoriana em Santa Catarina. A seleção dos agraciados é feita por um conselho composto por 56 representantes de prefeituras municipais do litoral, universidades regionais, fundações culturais e entidades como SETUR, IPUF, SANTUR e o Consulado Honorário de Portugal.
31ª Festa do Açor
A 31ª Festa do Açor está programada para os dias 12 a 14 de setembro em Barra Velha, prometendo celebrar com música, gastronomia típica, artesanato e folclore a rica herança dos colonizadores açorianos.
Foto: Divulgação Bombinhas
Leia outras notícias no HojeSC.
