A construção do Plano Municipal de Cultura (PMC) entrou em uma nova etapa na cidade de Bombinhas (SC). Após a realização da 2ª Conferência Municipal de Cultura, que definiu as diretrizes gerais, o processo avança agora para uma fase de escuta ampliada da população.
Entre os meses de setembro e novembro, o Conselho de Revisão do PMC, realizará uma série de fóruns nos bairros e encontros temáticos com o objetivo de coletar propostas concretas da comunidade para o futuro da cultura no município.
O PMC é um instrumento de planejamento estratégico que vai orientar as políticas públicas para a cultura na cidade pelos próximos 10 anos. A participação popular é fundamental para que o plano reflita verdadeiramente os anseios e as necessidades de todos os territórios e segmentos.
Fóruns nos bairros
Para garantir que todas as regiões do município sejam ouvidas, foi elaborado um cronograma de Fóruns que percorrerá diferentes bairros. Os encontros são abertos a todos os moradores, que terão a oportunidade de apresentar suas ideias sobre as metas e ações que devem ser implantadas na área cultural em seus respectivos bairros e na cidade como um todo.
Para participar dos Fóruns, é necessário realizar uma inscrição prévia através de um formulário online disponibilizado no link: [https://forms.gle/XC9gKkgNVNd1YRe69].
Veja o cronograma dos fóruns nos bairros (PMC de Bombinhas):
– 25 de setembro: Centro e Quatro Ilhas
– 8 de outubro: Mariscal e Canto Grande
– 22 de outubro: Zimbros, Sertãozinho e Morrinhos
– 5 de novembro: Bombas
– 12 de novembro: José Amândio
Encontros Temáticos
Paralelamente aos fóruns, ocorrerão os encontros públicos temáticos, dedicados a aprofundar discussões com grupos específicos. A programação completa destes encontros ainda está sendo finalizada, mas dois eventos já têm data marcada:
– Encontro com os Vereadores: 30 de setembro.
– Oficina de Beiju (durante a Tarde do Beiju): 2 de outubro.
Os Encontros Temáticos serão divididos em mais quatro eixos: Intergeracional: voltado para a integração entre grupos de idosos, jovens e universitários; Expressões Culturais Populares: para debater manifestações tradicionais como boi-de-mamão, carnaval e ranchos de pesca; Comunidade Escolar: destinado a discutir o papel das escolas, estudantes, professores e famílias na cultura local; e Iniciativa Privada: para colher contribuições e sugestões do empresariado local.
Imagem: Reprodução
Leia outras notícias no HojeSC.