DESTAQUE DA REDAÇÃO
Pular para o conteúdo


KARLA KUSTER CABECA hojesc

Bom dia, por quê?

Nem todo o dia é um dia legal, certo?

Tem dias que os problemas tomam conta da nossa mente e um bom dia nem sempre é bom e bem interpretado.

Mas aí surge o tema: “Ninguém tem nada a ver com seus problemas” que pode ser interpretado de várias maneiras e nos lembra de responsabilidade pessoal e das relações interpessoais. Já pensou sobre isso?

Tem algo chamado autorresponsabilidade. Paulo Vieira até escreveu um livro sobre esse tema, se chama “O poder da autorresponsabilidade”, editora Gente, esse livro já virou um best seller.

Cada um é responsável por suas escolhas e ações, logo, não culpe os outros, porque a culpa é sua. Tentar reconhecer que somos os principais responsáveis pelas nossas vidas é um passo grande para o crescimento pessoal, logo, pare de procurar culpados, busque a solução.

Melhor ser um vencedor do que uma vítima, pense que temos que tomar as rédeas da nossa vida, e deixar de vitimismo. Ao invés de ficar se lamentando levantar e resolver.

A luta é sua, cada um tem sua luta. Não espere que os outros resolvam seus problemas, você pode encontrar uma rede de apoio em sua família ou amigos, mas não espere que eles resolvam suas lutas, cada um tem suas próprias batalhas. Embora cada um tem suas batalhas é fundamental buscar ajuda e nessas horas é sempre bom um conselho e um suporte emocional de quem te quer bem.

Falar sobre nossos problemas é bom para se ouvir e encontrar alternativas. Lembre-se que todo desafio nos traz uma oportunidade de aprendizado e nos trazem crescimento.

Está muito difícil e não está dando conta de resolver seu problema? Buscar por ajuda profissional é uma excelente alternativa, porque é um sinal que se reconhece que precisa de suporte. É normal precisar de suporte, hoje em dia muitos já tem seu terapeuta de plantão. Psicólogos e terapeutas oferecem estratégias que ajudam a enfrentar certas situações e a ajuda pode identificar padrões de comportamento e soluções que podem não ser evidentes.

Profissionais de saúde são importantes para nos fazer entender que não devemos resolver tudo sozinhos e isso é primordial para se manter a saúde mental tão discutida hoje em dia.

A norma NR-1 está chegando nas empresas e trata sobre segurança e saúde no trabalho no Brasil. Essa diretriz trata sobre gestão de segurança e saúde ocupacional nas empresas.

O empregador deve garantir segurança e saúde dos trabalhadores, promovendo treinamentos sobre segurança e saúde, mas e quando o problema vem de casa? Esse será o grande desafio dentro das empresas, perceber que o problema não está na empresa, mas sim na vida do colaborador.

Independente de ser na empresa ou em casa, a nova norma começou um movimento de verdadeira preocupação com saúde mental. É importante estarmos prontos e atentos a todos os movimentos e a nossa forma de agir com os demais.

A palavra é “empatia”.

A empatia é uma grande aliada contra problemas de saúde emocional, uma vez que pessoas que se sentem compreendidas tendem a ter maior resiliência e com isso cria-se um ambiente seguro onde as pessoas se sentem confortáveis para se abrir sobre seus problemas.

Leia outras colunas da Karla Küster aqui.